Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
O próximo passo que deve ser feito em um sistema real é conectar os microcontroladores por transmissores sem fio (como falamos em aulas passadas). A ligação para esse tipo de sistema simples é bem fácil de ser feita. Basicamente, basta conectar (no lugar do fio) a saída do transmissor (pino 25 do PIC) ao componente transmissor de RF (que já vem pronto e montado como se fosse um circuito integrado) e o pino 26 do receptor ao CI receptor de RF. A Figura 2 ilustra como deve ser essa ligação.
É importante mencionar que, embora na figura 2 existam 4 terras (2 no transmissor e 2 no receptor), esses não estão todos conectados! As conexões elétricas existem apenas entre os terras do transmissor SEPARADOS da conexão existente no receptor. O sinal elétrico será convertido em ondas de rádio e irá chegar ao circuito do receptor via RF.
Um exemplo de módulos RF simples é exibido na Figura 07 abaixo.
Esse módulo são usados basicamente como mostrado na Figura 06. Basta conectar o fio pino de saída (o pino TX) do PIC à entrada de dados do transmissor, que possui apenas 4 pinos, um para a antena, um pro VCC, um pro terra e um para a entrada de dados.
Já o receptor possui dois pinos de dados, um analógico e outro digital. O analógico tem como tensão média 2,5 V quando não está recebendo nada. Quando recebe um bit 1 vai a 5 V e quando recebe um bit 0 vai a 0 V. Já o pino digital fica em zero quando não está recebendo, vai a 5 V quando recebe um bit 1 e volta a zero se não houver transmissão ou se receber um bit 0.
Lembrando que, como já foi mencionado, a taxa de transmissão utilizada pelos microcontroladores deve ser limitada a taxa aceitável pelo transmissor. No caso desse da foto, ele suporta no máximo 2000 bps. Sendo assim, a taxa utilizada na maioria dos casos é a de 1200 bps se for utilizar esse módulo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados