Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula

arrow_back Aula 04 - RS232 e Comunicação Serial

Transmissão Paralela

Vamos começar falando de transmissões paralelas. Você tem ideia do que seja isso? Ao ler a palavra "paralela", o que passa pela sua cabeça? Ela me lembra matemática... geometria... retas paralelas! Você lembra o que são as retas paralelas? São aquelas retas que nunca se cruzam, como você pode ver na Figura 1.

Retas paralelas.

Agora, imagine que você tem um dispositivo que consegue medir a temperatura de uma sala. Você deseja transmitir o valor medido pelo dispositivo para um computador e assim poder montar um bonito gráfico da variação da temperatura na sala durante um dia. A temperatura fica armazenada no dispositivo em formato binário. Se ele usa 8 bits (1 Byte) para armazenar o valor e a temperatura atual é 27 ºC, a memória do dispositivo irá armazenar o valor binário:

$$ 27_{10} = 00011011_{2} $$

Agora, temos que transferir o dado binário para o computador. Imagine que temos oito perninhas no dispositivo e oito entradas no computador. Se conectarmos cada uma das pernas com uma das entradas do computador usando oito fios, podemos transferir todo o dado de uma vez só! Seria preciso apenas definir um nível de tensão para representar o bit "1", por exemplo 5V, e outro para representar o bit "0", que pode ser por exemplo 0V. Você pode ver isso na Figura 2 abaixo.

Transmissão paralela.

O que você acabou de ver é um exemplo de uma comunicação paralela! Você consegue perceber uma relação entre a Figura 2 e a Figura 1? Note que os fios estão todos paralelos um ao outro! Cada um é utilizado para transmitir uma parte do dado de forma independente (ou seja, transmitir um bit), e não há cruzamento de informação entre eles. Computadores antigos costumavam ter uma "porta paralela", que continha muitos pinos, usados geralmente para conexão com impressoras. O exemplo da Figura 2 é uma versão simplificada do que acontecia nessa tal "porta paralela": um conjunto de bits sendo transmitido de uma só vez para o outro lado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados