Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas RF / Aula
Obs: Utilize um sinal de CLOCK e um de dados na síncrona, enquanto na assíncrona utilize somente o sinal de dados.
Para checar a resposta, clique aqui.
Na comunicação paralela os dados são enviados ao mesmo tempo por várias linhas "paralelas", cada linha pegando um bit de informação. Na comunicação serial, os dados são enviados de maneira sequencial, por uma única linha, um bit de cada vez. Na comunicação paralela o volume de dados enviado por unidade de tempo (supondo a mesma velocidade de transmissão) é maior que na serial, mas acaba utilizando uma quantidade muito grande de fios para a transmissão. A serial tem um custo menor e ocupa menos espaço (usa bem menos fios e possui conectores menores) e possuem altas taxas que as tornam atrativas.
A comunicação serial é a mais utilizada justamente por ocupar menos espaço e por ter um custo menor, sendo utilizada também nas comunicações RF.
Na comunicação síncrona há a necessidade de um fio de temporização, o fio do clock, para que o receptor saiba quando receber os dados. Os dados são transmitidos em sincronia com o clock. numa transmissão assíncrona há a necessidade de se adicionar aos dados bits de sincronização que informam ao receptor quando um dado começa e termina.
Os dados não serão recebidos de forma correta, podendo haver sobreposições ou perdas de dados.
O padrão RS-232 foi usado por muito tempo como padrão de comunicação entre terminais de computadores e alguns periféricos, como teclados e mouses. Ainda hoje, é utilizado em comunicação industrial. Ele define algumas coisas, como os níveis de tensão (-12V para o nivel lógico "1" e +12V para o nivel lógico "0"), formato dos conectores e outros sinais usados para fazer o controle de dados. já o USART é um dispositivo que transforma o dado paralelo para serial e vice versa, gerando transmissões síncronas ou assíncronas.
02- Sinal assíncrono seguido do sinal síncrono.
20 -
200 -
222 -
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados