Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 09 - Roteiro de prática de soldagem

Parte 4: Soldando um circuito integrado na placa

4.1 – Passo: Coloque o CI na placa onde ele será soldado, tendo o cuidado para que o pino 1 do CI fique na posição correta.

4.2 – Passo: Solde cada perna do circuito integrado – CI. Verifique se a solda ficou brilhante e de forma ligeiramente côncava. Isso demonstra que a solda foi bem feita, bem cozinhada. Uma solda mal feita, conhecida no mundo da eletrônica como “solda fria”, tem um aspecto opaco e apresenta-se em forma de bola (convexa).

Observação

Como foi dito na aula teórica, soldar é uma arte e ela pode vir com o treino. Ter habilidade manual ajuda muito. Tudo seria mais simples se você tivesse nascido com quatro mãos: Uma para o ferro, duas para segurar o fio e a quarta para a solda. Infelizmente, não somos centopeias e por isso você pode fazer uso de suportes ou até improvisar um. Existem no mercado, além das pinças dissipadoras, suportes com garras etc. Outra opção é pedir ajuda ao seu colega. Mas atenção: muita calma nessa hora para não causar um acidente.

Abaixo pode ser visto um vídeo de prática de solda simples, para iniciantes. Nele você poderá ver uma soldagem e os materiais comentados além de outros. Por exemplo, a malha dessoldadora serve principalmente para remover a solda de componentes que o sugador é incapaz de fazer. Nem toda solda é possível de ser removida com o sugador. A malha nada mais é que uma malha de cobre. Ao ser aquecida pela ponta do ferro e tocar no estanho, ela derrete o estanho e esse é atraída para ela, deixando o componente ou trilha limpos de solda.

Como soldar componentes eletrônicos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6RmA_Qq0KPs

Esse outro vídeo mostra uma solda mais complexa, de componentes SMD, utilizando a malha dessoldadora e a pasta de solda.

Soldagem de componente SMD
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tpR1OdlyAkk

Por último, uma soldagem mais profissional de componentes SMD. Aqui se utiliza também solda em pasta e uma estação de solda. A solda em pasta é um composto formado de micro esferas de metais como estanho ou liga de estanho, mergulhadas em fluxo de solda. A estação de solda é um equipamento que permite o controle de temperatura da ponta do ferro de solda, permitindo a solda de diversos componentes, desde os mais frágeis até os mais robustos.

Técnicas de Soldagem manual SMD.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7Vr8gwaSVTM

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados