Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula
1.3: Desencape as duas extremidades do fio rígido.
Usando um estilete, desencape 1 cm de cada extremidade do fio rígido. Ainda com o mesmo estilete, limpe (raspe) as duas extremidades, pois elas receberão a solda. Lembre-se que um material sujo de gordura e outras impurezas dificultam a aderência da solda.
1.4: Estanhe as duas extremidades.
Usando o ferro, aqueça as partes que serão soldadas depositando sobre elas uma camada de solda. No jargão da eletrônica, isso se chama estanhar. Então, estanhe as partes a serem soldadas. Se as partes estiverem suficientemente aquecidas e limpas, a solda se espalhará uniformemente por todo o material. Para estanhar, não precisa fazer o ferro de pincel.
1.5: Finalmente chegou a hora de soldar.
Encoste as duas partes estanhadas e aqueça-as com o ferro, colocando um pouco mais de solda sobre as duas juntas. Você vai ver que as soldas de ambas derretem e se unem de forma homogênea e uniforme.
1.6: Parabéns, você fez seu “Olá Mundo” do mundo da solda. Agora verifique se a solda ficou bem firme, ou seja, se ela “ficou presa”! Puxe firmemente as partes soldadas e constate que elas ficaram firmes.
Terminada a parte da prática, volte a limpar a ponta do ferro e chame o monitor para conferir sua tarefa.
Não se esqueça dos cuidados com o ferro de solda para não causar acidentes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados