Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução aos Microcontroladores – Parte II

Introdução aos Microcontroladores

As vias de dados são barramentos bidirecionais, utilizados para realizar o intercâmbio de dados e instruções com o exterior (caso o modelo seja de Von Neumann) ou simplesmente de dados (caso o modelo seja de Harvard). Uma das principais características de um microprocessador é o número de bits que o barramento de dados pode transferir, que determina se o microprocessador ou microcontrolador é de 8, 16, 32 ou 64 bits. Esse número de bits especifica o tamanho da palavra de dados que pode ser transferida de/para a Unidade Central de Processamento e, quase sempre, o tamanho da palavra de dados que pode ser operada pelas unidades que fazem operações aritméticas e lógicas (ALUs) que compõem a Unidade Central de Processamento.

O barramento de endereços (único para o modelo de Von Neumann) ou o barramento de endereços e o barramento de endereços da memória de programa (no modelo de Harvard) se constituem num conjunto de linhas de endereços que indicam a posição de memória onde se encontra a instrução ou o dado requisitado, bem como definem a quantidade de posições de memória e/ou de portas de entrada/saída que podem ser acessadas pelo microprocessador ou pelo microcontrolador. Para n bits do barramento de endereços, 2n bytes de memória podem ser endereçados, ou seja, 2n endereços físicos podem ser acessados. 2n definem, portanto, a capacidade de endereçamento do microprocessador ou microcontrolador.

O Barramento de controle é formado por um número variável de linhas, por meio das quais se controlam as unidades complementares, habilitando e desabilitando memórias e unidades periféricas a acessarem as vias de dados e de endereços. Transfere, de forma genérica, para as diversas partes do sistema, sinais que definem e orientam toda a operação do sistema a microprocessador.

Alguns sinais de controle típicos de um microprocessador ou microcontrolador são:

  • Leia de uma posição de memória (memory read).
  • Leia de uma porta de E/S (I/O read).
  • Escreva em uma posição de memória (memory write).
  • Escreva em uma porta de E/S (I/O write).
  • Pedido de interrupção de programa (interruption request).
  • Sinal de relógio (clock).
  • Sinal de partida/reinício (reset).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados