Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula
O amp-op pode ser utilizado em três modos de operação: sem realimentação, com realimentação positiva e com realimentação negativa. Vamos aprender como identificá-los e suas utilidades.
A operação do circuito, neste modo, é em malha fechada, já que há a realimentação da saída na entrada. Esse modo é caracterizado pela presença de um sinal de saída sendo jogado novamente na entrada. Na figura abaixo, podemos ver um fio sair de Vo e se ligar a V+, acoplado ao resistor Rf. Veja que um sinal da saída retorna para a entrada. Por isso chama-se realimentação.
No entanto, a realimentação positiva conduz o circuito à instabilidade. Por este motivo temos como aplicação prática os circuitos osciladores. Perceba na Figura 6 que a saída é realimentada na entrada positiva, característica única deste modo.
Voltemos a falar mais uma fez na guitarra elétrica para explicar a instabilidade inserida numa realimentação positiva. Quando os captadores da guitarra estão posicionados de frente para a saída do amplificador, se o músico soar as cordas, elas serão captadas pelo captador, amplificadas pelo amplificador e jogadas no ar pelos alto-falantes da caixa de som. Essa onda sonora vai ser novamente captada pelos captadores da guitarra e reintroduzida ao amplificador gerando um círculo vicioso que resulta num alto ruído conhecido no meio musical como microfonia. Quem já presenciou sabe o quão desagradável pode ser!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados