Exercício Resolvido

Quando utilizamos diodo zener no circuito ilustrado na figura 13, geralmente, queremos aplicar uma tensão constante a uma determinada carga (resistência). Logo, vamos considerar a seguinte situação:

Queremos montar um circuito regulador de tensão, como ilustrado na figura 13. Para isso, estamos utilizando um diodo zener com as seguintes especificações (dados fornecidos pelo fabricante):

  • VZ = 5,6 V;
  • IZM = 100mA;
  • IZm = 10mA.

Nosso regulador utilizará uma fonte de tensão de entrada (VE) de 12V e deverá ser capaz de alimentar uma carga que poderá variar de 100Ω a 20KΩ. Para que consigamos isso, deveremos encontrar o valor de RS que possibilite o regulador funcionar dentro dessas características.

Para resolver esse problema, precisamos entender que para o diodo zener funcionar normalmente, a corrente que flui pelo mesmo deve ser maior que IZm e menor que IZM, para qualquer valor de carga.

Sabendo disso, devemos analisar o circuito para duas situações críticas.

 

Primeira situação (IZm):

Vamos pensar na seguinte situação: Se a resistência de carga é muito baixa, a corrente de carga será muito alta devido à lei de ohm.

Isso fará com que pouca corrente de IS flua pelo diodo, pois:

No entanto, essa pouca corrente de IZ deve ser maior que IZm para que o diodo zener funcione normalmente. Para que isso ocorra, consideramos, nesse caso, que IS é mínimo, pois qualquer valor acima de ISmin garante uma corrente no zener maior que IZm. Logo, temos:

Utilizando a lei de ohm, podemos reescrever a equação acima por:

Lembrando que onde a corrente é mínima a resistência é máxima e vice versa.

Agora, vamos substituir os valores dados no problema:

 

Segunda situação (IZM):

Nesta situação a resistência de carga é muito alta, logo a corrente de carga será muito baixa, devido à lei de ohm.

Isso fará com que grande parte da corrente de IS flua pelo diodo, pois:

No entanto, esse alto valor de IZ deve ser menor que IZM para que o diodo zener funcione normalmente. Para que isso ocorra, consideramos, nesse caso, que IS é máximo, pois qualquer valor abaixo de ISmax garante uma corrente no zener menor que IZM. Logo, temos:

Utilizando a lei de ohm, podemos reescrever a equação acima por:

Lembrando que onde a corrente é mínima a resistência é máxima e vice versa.

Agora, vamos substituir os valores dados no problema:

Assim, concluímos que para o regulador funcionar para uma carga variável de 100 Ω a 20k Ω, temos que ter um resistor na faixa de 64 Ω a 97Ω. Podemos utilizar um resistor de 82 Ω (valor comercial).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados