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Como o próprio nome sugere, a partida direta de motores é feita sem preocupação com a corrente na partida, é a maneira mais simples possível de acionar um motor, que é ligado diretamente à rede de alimentação quando o comando é acionado. Essa técnica é a menos utilizada, devido justamente à alta corrente que é demandada pelo motor na partida. Para que se tenha uma ideia, para o motor de indução, a corrente na partida pode chegar até 6 vezes o valor da corrente nominal, sendo portanto necessário um sobredimensionamento de condutores para suportar essa corrente apenas na partida, já que durante a operação normal, a corrente tem valor nominal menor.
O diagrama de comando para a ligação do motor com partida direta é mostrado na Figura 2.
Quando a botoeira B1 é pressionada, então a corrente que passa a circular na bobina do contator C1 fecha o contato C1 do comando e de força. Quando a pressão é retirada de B1, o contato C1 do comando continua permitindo a passagem da corrente para a bobina do contator C1 mantendo o motor em funcionamento. Quando a botoeira B0 é pressionada, então a corrente cessa na bobina do contator C1 abrindo seus dois contatos fazendo com que o motor pare. Nesse caso, outra forma de o fornecimento de energia ser interrompido ao motor é se houver uma sobrecarga e o relé térmico Rt1 abrir o circuito fazendo a mesma função da botoeira B0.
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