Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Clique aqui para verificar suas respostas.
Porque devemos nos preocupar se a potência fornecida ao motor permite que ele rompa sua inércia e dependendo do modo de acionamento, pode ser exigido uma corrente mais alta ou mais baixa da rede elétrica. Uma corrente mais alta que a nominal do motor apenas para a partida além de forçar o motor, também exige dos condutores, que necessitam ser superdimensionados para aguentar essa corrente extra. Outro fator a ser considerado é o preço do método de acionamento e durabilidade. Dependendo da potência do motor, determinados modos de acionamentos, mesmos mais vantajoso no sentido de suavidade do acionamento, se tornam inviáveis economicamente.
Partida direta - Custo baixo, torque de partida alto, corrente na partida alta.
Partida estrela-triângulo - Custo baixo, torque de partida reduzido (a aproximadamente 1/3 da nominal), Corrente de partida reduzida (a aproximadamente 1/3 da nominal).
Partida com chave compensadora - Custo baixo, torque de partida reduzido (a aproximadamente 1/3 da nominal), Corrente de partida reduzida (a aproximadamente 1/3 da nominal).
Partida soft starter - Custo alto, torque próximo ao nominal, corrente de partida próxima ao nominal.
Como C1, Ct1 e C3 estão ligados em paralelo, quando a botoeira B1 fosse acionada todos os três contatores seriam energizados, o que levaria a comutação instantânea da configuração estrela para a triangulo. Isso levaria o motor a partir com a tensão nominal, exatamente como na partida direta.
Sim. As únicas formas do motor não ser acionado quando a botoeira B1 for pressionada é nos casos da botoeira B0 estar pressionada também, o relé térmico estar acionado devido a um aquecimento ou o controlador da chave estática não estiver gerando o chaveamento.
A escolha deve ser realizada com base na potência do motor (que leva a corrente de partida necessária para sair da inércia), na distância do motor até o painel de acionamentos e o custo do circuito de acionamento. Para motores com baixa potência, a partida direta pode ser vantajosa pois o sobredimensionamento dos cabos e circuitos de proteção pode não ser tão oneroso assim. Já na partida estrela triângulo ou na com chave compensadora são utilizados cabos extras e a distância do motor ao circuito de acionamento pode encarecer o sistema. Mas se a potência do motor for muito elevada, pode-se considerar o uso de sistemas mais caros como a partida soft starter, pois a corrente e o torque de partida são mantidos próximos aos nominais, reduzindo drasticamente o custo com as outras opções. Averiguando esses itens, o projetista deve fazer a sua escolha para a que mais se aproxima das condições requeridas do seu processo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados