Processing math: 100%

Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 14 - Osciloscópio

Medição de Amplitude, Período e Frequência

Com base nas explicações dadas, já podemos falar sobre a medição de amplitude, período e frequência por meio do osciloscópio. Para tal, vamos supor que desejamos medir o período de certo sinal senoidal. A primeira coisa a se fazer é conectar a ponteira do osciloscópio ao sinal desejado e ajustar as escalas de tempo e amplitude pelas chaves “horizontal” e “vertical” ou pelo botão [Auto Scale] (Figura 16).

Figura 16 - Painel do osciloscópio com destaque para os ajustes horizontal/vertical e o botão [Auto Scale].
Painel do osciloscópio com destaque para os ajustes horizontal/vertical e o botão [<span class='italico'>Auto Scale</span>].

Suponha que o resultado da nossa primeira aquisição seja o apresentado na Figura 17. Observe a presença de várias divisões horizontais e verticais na tela do osciloscópio, elas foram nomeadas de H0 a H3, e V0 a V3. O ponto chave do nosso procedimento está na utilização dessas divisões, sendo fundamental sabermos quanto vale cada uma, seja no eixo horizontal (tempo) ou vertical (amplitude). Para tal, vamos consultar a linha de status na parte superior da tela. No exemplo proposto, analisando da esquerda para a direita, temos a informação de amplitude para o canal 1 (100 mV) e 2. Note que nenhuma informação é apresentada para este último canal, uma vez que ele não está ativo. Quanto à informação fornecida sobre o canal 1, ela indica que cada divisão vertical na tela do osciloscópio corresponde a 100 mv. Andando um pouco mais para direita, encontramos 500 μs, o que nos informa que cada divisão na horizontal corresponde a esse valor.

Figura 17 - Exemplo de um sinal CA medido por meio do osciloscópio.
 Exemplo de um sinal CA medido por meio do osciloscópio.
Fonte: Adaptada de Agilent Technologies (2014).

A partir das informações encontradas, já podemos calcular a amplitude, frequência e período do nosso sinal.

Vamos começar pela amplitude máxima Vp que o sinal possui no semiciclo positivo ou negativo. Note que acima da referência, o valor máximo do sinal ocupa duas divisões (de V0 a V2) e cada uma corresponde a 100 mv, ou seja, a sua amplitude máxima positiva é 200 mv. Como ele é um sinal simétrico, sua amplitude máxima negativa é -200 mv. Para finalizar, o valor de pico a pico (Vpp) da nossa função é 400 mv. Em suma:

V = (Número de divisões na vertical) * (Base de amplitude para o canal)

O cálculo do período funciona de forma semelhante ao apresentado anteriormente. Tomando H0 como referência, o sinal senoidal se repete a partir de H2. Dessa forma, o período do nosso sinal é 1000 μs (2 divisões x 500 μs) ou 1 ms. Em suma:

T = (Número de divisões na horizontal) * (Base de tempo para o canal)

Por fim, uma vez que sabemos o período, a frequência é muito fácil de ser calculada:

F = 1/T = 1/(1 ms) =1 kHz

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados