Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula
Sistemas embarcados estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano, mas muitas vezes não percebemos (e pode ser que não cheguemos a perceber) todos os sistemas com os quais interagimos.
Os carros têm cada vez mais eletrônica embarcada, desde sistema de controle de airbag, de freios abs até sistemas de entretenimento, como DVDs e tocadores de MP3. O número de processadores veiculares é cada vez maior e alguns estão conectados em rede. Essas redes veiculares, também conhecidas como VANETs podem interligar esses processadores, como também chegar a um controle mais efetivo como os sistemas de automação veicular, permitindo o deslocamento e controle do carro sem a interferência do motorista.
Wearable computers (ou computadores “vestíveis”), como o Google Glass (óculos do Google), permitem que possamos interagir com os sistemas computacionais embarcados com uma nova perspectiva de interação, sem teclados, mouses ou telas.
Essa possibilidade de interação cada vez menos perceptível também atinge a comunicação entre os próprios sistemas. Será cada vez mais comum termos diversos equipamentos “conversando” entre si. Carros “conversando” com outros carros, com semáforos e com outras “coisas” representam os cenários de Cidades inteligentes, onde a Internet das coisas permitirá um cenário de computação ubíqua.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados