Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
O link <http://www.asciitable.com/> possui a descrição completa da tabela ASCII. Lá você verifica como cada um dos caracteres do teclado é relacionado a um código binário específico, servindo de apoio na interação homem-computador.
Arquivos em ASCII têm a vantagem de poderem ser lidos por qualquer programa de edição de texto, como um simples bloco de notas, e diferentes aplicações podem manipular os dados desses arquivos, facilitando a comunicação entre processos.
Para os arquivos em código binário, não adianta visualizá-los ou imprimi-los, pois veremos apenas um monte de símbolos incompreensíveis. Esses tipos de arquivos podem estar numa codificação específica baseada nos programas que os manipulam ou podem ser arquivos executáveis. Nesse caso, eles possuem um formato específico para que o sistema operacional os reconheça como programas a serem executados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados