Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
O sistema de arquivos de alguns sistemas operacionais pode associar um mesmo arquivo a vários diretórios através de links. Ou seja, um arquivo pode ser acessado a partir de diferentes diretórios, como se ele estivesse localizado neles. Em alguns casos, quando desejamos apagar o correspondente arquivo, só conseguimos, de fato, quando forem apagadas todas as ligações para o mesmo.
No sistema Linux, podemos “linkar” arquivos através do comando ln, que funciona de maneira similar aos atalhos presentes na área de trabalho do Windows. Os atalhos do Windows funcionam apenas como links simbólicos, ou seja, caso o arquivo seja apagado do seu diretório original, ele será removido e o atalho não servirá mais.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados