Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux.
Você lembra quando vimos na Aula 1 (Estruturação de Sistemas Operacionais) que o principal componente de um sistema operacional é o núcleo (ou kernel)?
Vimos que ele é responsável pela comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e aplicativos de sistema. Pois bem, o Linux é um kernel de sistema operacional distribuído gratuitamente.
Mas quem desenvolveu esse kernel e por que ele é distribuído gratuitamente (diferentemente do Windows que é um software pago)? Para entender essas questões, vejamos a seguir um pouco de história do Linux.
Em 1991, um jovem finlandês de 21 anos, chamado Linus Torvalds (na época, um estudante de computação), começou a desenvolver um sistema operacional como hobby e para testá-lo ele instalou o sistema num computador que havia ganhado do seu pai, um Intel 80386. Então, a partir dessa experiência, ele resolveu disponibilizar a primeira versão desse sistema. Como na época não havia Orkut ou Twitter, a forma que ele utilizou para lançar publicamente foi através de uma mensagem para a Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente na época): "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones".Essa mensagem do Linus tornou-se muito famosa na comunidade de código livre.
O Minix, um Unix em miniatura que o professor universitário Andrew Tanembaum (autor de vários livros de sistemas operacionais) usava em suas aulas, era um sistema operacional existente na época também livre, porém, com funcionalidades bem limitadas. Apesar de considerar inicialmente tudo como um "passatempo", o Linux acabou se tornando um dos mais conceituados sistemas operacionais. Muitos programadores de todo o mundo se interessaram pelo projeto e passaram a contribuir para a melhoria do kernel, desenvolvendo novas funcionalidades que aos poucos eram integradas ao kernel Linux.
Atualmente, Linus Torvalds continua gerenciando o desenvolvimento do kernel Linux. Paralelamente, ambientes gráficos e aplicativos são desenvolvidos independentemente por desenvolvedores espalhados pelo mundo. A tarefa de integrar todos esses componentes com o kernel Linux para formar um sistema operacional completo é desempenhada por comunidades dedicadas ao desenvolvimento e uso de softwares gratuitos. Essas organizações acreditam que compartilhar conhecimento é a melhor forma de desenvolver tecnologia.
O Quadro 1, apresenta uma lista de links de organizações dedicadas à evolução do Linux. Procure acessá-las e, quem sabe, você também se interessa em fazer parte de uma delas.
Quadro 1 - Organizações Linux.Além das comunidades que listamos, existem muitas outras que desenvolvem projetos de softwares (não apenas relacionadas com o sistema operacional Linux) que seguem as regras estabelecidas por uma licença Free software (software Livre). Basicamente, essa licença indica que o software não é apenas gratuito, mas seu código-fonte está disponível para ser estudado e modificado.
A seguir, veremos como surgiram os projetos open source, os quais deram condições para que o Linux pudesse chegar até você.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados