Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 01 - Tipos de Estruturas de Sistemas Operacionais

E, afinal, o que é um Sistema Operacional?

No exemplo da cooperativa, Gustavo é a pessoa responsável pela gerência e controle de todas as fases do processo de produção. Em um sistema computacional, o gerenciamento e controle dos vários elementos que compõem o sistema são de responsabilidade do sistema operacional.

Um sistema computacional é composto por componentes físicos, também chamados de hardwares (monitor, processador, memória, HD, placa de rede, placa de vídeo etc.), e softwares (editores de texto, navegadores de internet, jogos etc.). Para que você possa utilizar o computador, por exemplo, para acessar o site do Metrópole Digital por um navegador, esse software especial – o sistema operacional – serve de intermediador entre os demais programas do usuário e o hardware (Figura 2). O sistema operacional é justamente esse programa que vai fazer com que você possa interagir com o computador de uma forma bem simples. Ao longo da aula, iremos nos referir aos sistemas operacionais através da sigla SO, já costumeiramente utilizada.

O sistema operacional (aqui representado pelo pinguim do Linux, que você verá adiante) permite que você utilize o computador

Então, o funcionamento ocorre assim:

  1. Um programa consiste em um conjunto de instruções para o computador.
  2. Quando você realiza uma atividade em um dado programa, por exemplo, solicitar uma impressão através de um editor de texto, esse programa se comunica com o sistema operacional, o qual é o responsável por repassar o pedido para o computador (hardware), que executará o que foi solicitado – a impressão do documento. Podemos perceber que o SO funciona como um intermediador que traduz o que foi solicitado pelo programa (por exemplo: editor de texto) em comandos descritos na linguagem nativa do computador – linguagem de máquina, para que o hardware possa realizar todas as ações que deve executar, nesse caso, imprimir o documento.
  3. O hardware, por sua vez, deve retornar o resultado das ações para o sistema operacional. Por exemplo, o que poderia acontecer quando você solicitasse a impressão do documento e a impressora não tivesse papel na bandeja? Ou pior ainda, se a impressora não estivesse conectada à tomada de energia? Assim, o hardware deve retornar ao sistema operacional as informações relevantes, descritas obviamente na linguagem nativa do hardware. Cabe ao SO, como intermediador, novamente traduzir os resultados das ações realizadas, de forma que o programa entenda o que aconteceu e possa repassar para você.

A função de traduzir as solicitações dos demais programas que podem compor um sistema computacional e gerenciar o hardware para que ele possa executar tais comandos serve de base para definir o que é um sistema operacional.

Sistema operacional (SO) é um software que gerencia os recursos de hardware do computador, ao mesmo tempo em que fornece meios para que os demais softwares possam utilizar esses recursos. (TANENBAUM, 2000)

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados