Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
No exemplo da cooperativa, Gustavo é a pessoa responsável pela gerência e controle de todas as fases do processo de produção. Em um sistema computacional, o gerenciamento e controle dos vários elementos que compõem o sistema são de responsabilidade do sistema operacional.
Um sistema computacional é composto por componentes físicos, também chamados de hardwares (monitor, processador, memória, HD, placa de rede, placa de vídeo etc.), e softwares (editores de texto, navegadores de internet, jogos etc.). Para que você possa utilizar o computador, por exemplo, para acessar o site do Metrópole Digital por um navegador, esse software especial – o sistema operacional – serve de intermediador entre os demais programas do usuário e o hardware (Figura 2). O sistema operacional é justamente esse programa que vai fazer com que você possa interagir com o computador de uma forma bem simples. Ao longo da aula, iremos nos referir aos sistemas operacionais através da sigla SO, já costumeiramente utilizada.
Então, o funcionamento ocorre assim:
A função de traduzir as solicitações dos demais programas que podem compor um sistema computacional e gerenciar o hardware para que ele possa executar tais comandos serve de base para definir o que é um sistema operacional.
Sistema operacional (SO) é um software que gerencia os recursos de hardware do computador, ao mesmo tempo em que fornece meios para que os demais softwares possam utilizar esses recursos. (TANENBAUM, 2000)
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados