Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 01 - Tipos de Estruturas de Sistemas Operacionais

Abordagem Monolítica X Microkernel

Para ilustrar as diferenças entre as duas estruturas apresentadas, vamos fazer uma analogia do sistema operacional com uma empresa. Existem empresas em que todos os funcionários trabalham juntos e, para qualquer solicitação, basta se comunicar diretamente com o funcionário responsável; dessa forma, agiliza-se a comunicação interna. Essa organização se assemelha com a estrutura monolítica.

Mas muitas empresas preferem adotar uma estrutura mais organizada, e, para isso, elas dividem seus diversos setores (financeiro, recursos humanos, departamento pessoal, diretoria, centro de tecnologia) em salas distintas. Nessa estrutura, as solicitações só podem ser encaminhadas aos setores através de chamados registrados e não acionando diretamente um funcionário. Nesse caso, apesar de aumentar o tempo nas comunicações internas, torna-se mais fácil gerenciar as solicitações e os trabalhos de cada setor.

Essa analogia corresponde à estrutura do modelo microkernel. Caso se deseje ampliar a empresa criando novos setores, pode-se construir novos blocos em anexo sem afetar a estrutura funcional da empresa. A Figura 9 mostra uma organização em que funcionários trabalham juntos; nessa empresa, a comunicação é bem mais rápida e efetiva do que numa empresa em que as pessoas trabalham em escritórios individuais. Todavia, podem ocorrer algumas complicações em se trabalhar na mesma sala. Pense um pouco em quais seriam.

Ambiente de trabalho compartilhado

Mas, então, qual seria a melhor escolha? Um kernel monolítico ou um microkernel? É uma pergunta difícil, que pode gerar discussões e discussões entre os defensores de cada uma dessas estruturas. Observe que até os maiores especialistas em SO entram em debates sobre a questão. Por isso, muitos sistemas operacionais atuais buscam um meio termo entre essas estruturas, pois, apesar de serem construídos como um conjunto de módulos de serviços externos ao kernel, esses mesmos módulos podem operar com privilégios totais (modo kernel), a fim de melhorar o desempenho geral do sistema. Exemplos de SO híbridos são as versões recentes do Windows.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados