Cursos / Automação Industrial / Inglês Técnico / Aula

arrow_back Aula 04 - Compreendendo e utilizando skimming

Grammar Section

Present Continuous / Progressive

Na aula passada, vimos o presente simples dos demais verbos e você fez uma atividade no fórum sobre sua rotina. Foi difícil elaborar as frases? Lembre-se de sempre pedir ajuda ao seu professor mediador em caso de dúvidas.

Na aula de hoje, veremos como funciona o present continuous (ou present progressive). Utilizamos esse tempo verbal nas seguintes situações:

  1. Ação que está ocorrendo no momento da fala.
    I’m just leaving school. I’ll be home in an hour.
    Please, be quiet! The children are studying.
  2. Para ações que estão ocorrendo antes ou depois de um tempo determinado.
    At midday we are usually having lunch.
    When I get home my husband is cooking dinner.
  3. Ação temporária. Antonio is at university. He’s studying Information Technology. I’m working at UFRN for the next two weeks.
  4. Ação futura planejada.
    Mary is moving to a new city next week.
    He is studying Spanish next semester.

A estrutura é verbo to be no presente simples (am, is, are) e o verbo principal acompanhado de -ing. As formas negativas e interrogativas seguem as mesmas regras do verbo to be:

She is studying.
She is not studying.
Is she studying?

Saiba mais

Regras do uso do –ing

Clique aqui para ver regras

Vejamos outros exemplos:

She is eating.
She is not reading.
It is raining.
It is not snowing.
They are running.
They are not walking.

Simple presente x Present Continuous

Dê uma olhada na imagem abaixo. Podemos ver que o garoto, Jim, tem um violão e toca em uma banda. Porém no momento ele não está tocando violão. Ele está assistindo TV:

Present continuous Simple Present
Jim is watching television. But Jim has a guitar.
He is not playing the guitar. He plays the guitar in a band.

Para entender melhor a diferença entre esses dois tempos verbais, tente responder às questões abaixo de acordo com as figuras:

a. Does he take photographs? Yes, he does.
b. Is he taking a photograph? No, he isn’t.
c. What is he doing? He is taking a bath.
a. Does she drive a bus? Yes, she does.
b. Is she driving a bus? No, she isn’t.
c. What is she doing? She is playing the piano.
a. Does he clean windows? Yes, he does.
b. Is he cleaning a window? Yes, he is.
c. What is he doing? He is cleaning a window.
a. Do they teach? Yes, they do.
b. Are they teaching? No, they aren’t.
c. What are they doing? They are watching TV.

Agora que vimos a diferença entre esses dois tempos verbais, que tal fazermos alguns exercícios?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados