Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 06 - Navegar é preciso; viver não é preciso

Organizando o cronograma da viagem: Google Agenda

Outro serviço da internet bastante útil é a agenda eletrônica. Bem, na verdade, a agenda é uma das tecnologias mais antigas que usamos para gerenciar nosso tempo, compromissos diários, reuniões, entre outras atividades. A diferença é que, se antes costumávamos fazer esse controle somente com aqueles livrinhos de papel, hoje utilizamos uma versão digital, acessível tanto pelo computador como pelo smartphone. No entanto, ainda podemos encontrar muita gente que prefere o registro manual ou que utilizam ambas as formas!

Agenda

Por meio do Google Agenda, além de programar suas atividades diárias, você pode fazer configurações para receber lembretes e, assim, não esquecer seus compromissos. Com isso, automaticamente é enviado, para sua caixa de entrada do Gmail, um e-mail matinal com sua programação do dia e, para o seu celular, uma mensagem pop-up alertando sobre a proximidade do horário de cada atividade. Uma outra vantagem é compartilhar sua agenda com outras pessoas, incluindo aquelas que estão envolvidas nas atividades programadas. Desse modo, aquele colega que chegar atrasado numa reunião ou compromisso com você não poderá dizer que não sabia ou não lembrou.


Ícone do Google Agenda

Além de um evento , você também pode criar um lembrete de compromissos ou mesmo de atividades a serem realizadas em dia e horário específicos. Entretanto, diferentemente dos eventos, os lembretes são particulares e não podem ser compartilhados com outras pessoas. Para criar o lembrete, você precisa seguir esses passos:

  1. Abra o Google Agenda;
  2. Clique em um horário vago na sua agenda;
  3. Na caixa exibida, clique em Lembrete;
  4. Digite seu lembrete ou escolha uma sugestão;
  5. Escolha a data, a hora e a frequência;
  6. Clique em Salvar.

Observação: se você tiver ocultado a agenda de lembretes ou estiver mostrando a agenda de tarefas, não verá a opção para criar um lembrete.


A função lembrete é ideal para receber um aviso quando precisar entrar em contato com a secretaria da sua escola ou solicitar algum documento da sua empresa, por exemplo.

Então, percebeu como o Google Agenda pode auxiliá-lo na organização de sua rotina e no cumprimento de suas programações? Sugiro fortemente a utilização desse recurso e, se possível, integrando-o ao seu smartphone. Para tanto, se seu celular funcionar com sistema operacional Android, desenvolvido pela Google, basta garantir que o e-mail cadastrado seja o mesmo. Se for outro sistema operacional ou a conta de acesso ao seu smartphone seja diferente do e-mail utilizado por você, será necessário configurar seu Google Agenda com o e-mail desejado. Para entender os detalhes de como sincronizar sua agenda da Google com seu smartphone, clique aqui.

Vamos aprender como se faz o registro das atividades no Google Agenda?

Em computadores, uma forma bem simples de acessar o Google Agenda, bem como outros aplicativos dessa "gigante" da internet, é por meio do navegador, na página principal da Google, ou seja, utilizando o próprio buscador que você conheceu no início desta aula. No canto superior direito, ao lado do botão de login, ou, caso já tenha entrado em sua conta, ao lado de sua foto, você encontrará o ícone composto por doze quadradinhos: esse é o menu de aplicativos Google. Clique sobre ele e aparecerá algo como a imagem abaixo:

Menu de aplicativos da Google

Clicando na opção Agenda , você será direcionado para o serviço do qual estamos tratando. Caso já tenha feito login, então terá acesso direto à sua agenda. Do contrário, será necessário informar sua conta Google.


O menu de aplicativos da Google estará disponível em qualquer serviço dessa empresa, sempre no mesmo lugar.

Com esses passos, eis a sua agenda da Google:

Agenda da Google

Você observará que a tabela com o calendário do Google Agenda, por padrão, é exibida por semanas, listadas de domingo a sábado. Nas linhas são listadas as 24 horas do dia, divididas com os intervalos de 30 minutos, e nas colunas são exibidos os dias da semana e os dias do mês. Entretanto, você pode alterar para exibir por: programação, dia, mês, ano ou sete dias (iniciando a contagem da data de hoje).

Figura 21 - Calendário do Google Agenda

Agora que já está apto para criar seu primeiro evento/atividade no Google Agenda, você tem duas opções: 1) clicar em um horário vago ou 2) clicar no botão Criar .

Em um horário vago:

  1. Clique em qualquer horário da agenda que ainda não tenha um evento programado;
  2. Na tela aberta, digite um título para o seu evento;
  3. Confira se o horário está correto. Por padrão, a duração é de uma hora. Caso queira aumentar ou diminuir o intervalo do tempo, basta editar. Isso também pode ser feito arrastando o mouse (passo 1) até o horário desejado para cadastrar a atividade;
  4. Caso queira atribuir mais opções para o seu evento, como local, convidados e configurar uma cor para ele, clique em MAIS OPÇÕES;
  5. Se não deseja realizar a ação referente ao item 4, então, clique em SALVAR.
Figura 22 - Marcação de evento

Adicione o local a partir do endereço ou mesmo de locais cadastrados no Google Maps. Você também pode definir uma cor para diferenciar os compromissos e adicionar convidados, por meio de e-mails de seus contatos, o que potencializa esse serviço.

Essa opção é a única disponível para criar lembretes. A segunda opção para a criação de eventos é pelo botão localizado no LADO ESQUERDO, mostrado na imagem abaixo:

Ícone da função criar evento

Pelo botão Criar

  1. Clique no botão Criar evento;
  2. Atribua um título e todos os detalhes do evento;
  3. Na parte superior da página, clique em Salvar.
Figura 24 - Criando um evento

Como exposto anteriormente, esse serviço é potencializado quando utilizado pelo smartphone. Se você tem esse tipo de dispositivo móvel, veja como configurar e explorar essas e outras funções específicas com o sistema operacional Android, clicando aqui. Não deixe de explorar essa opção!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados