Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Como vimos na Aula 03, o insumo básico da TI é a força de trabalho do profissional, visto que, em grande parte, o produto é um bem intangível. Essa característica viabiliza que você trabalhe aqui mesmo, no Rio Grande do Norte, para uma corporação localizada no Vale do Silício, por exemplo. Nesse caso, o serviço prestado e o bem derivado dele circula no ciberespaço, o que torna a presença física do funcionário um simples detalhe.
Muitos profissionais de TI atuam em um sistema de trabalho que tem sido chamado de Home Office, ou seja, o escritório é a própria casa! As atividades são executadas em determinado horário no local mais adequado para o funcionário. Entretanto, isso não quer dizer que empresas de TI não precisem de um local físico. Ao contrário: muitas precisam de um endereço físico, por exemplo para formalizar o processo de criação do negócio junto aos órgãos competentes como também para dispor de um espaço a fim de receber clientes, hospedar equipamentos ou mesmo garantir um ambiente de trabalho físico de funcionários por algumas horas semanais.
Em consonância a toda essa realidade configurada pelo setor de TI é que o IMD foi criado. Com a missão de fomentar o desenvolvimento de um polo tecnológico na área em nosso estado, as iniciativas gestadas no Instituto abrangem os setores público, privado e acadêmico. O IMD vê a área de TI como um âmbito estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Nesse sentido, como unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o IMD promove a formação de pessoal em níveis técnico e superior, tanto de graduação quanto de pós-graduação, além da incubação de startups com foco em negócios em TI. Com isso, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto integram ações de inclusão digital com vistas à inovação tecnológica, à formação de profissionais qualificados na área de TI e de incentivo ao empreendedorismo. A incubadora de empresas Inova Metrópole é um ponto importante do IMD, a qual já teve como importante produto a criação do Parque Tecnológico Metrópole Digital situado em um perímetro delimitado do campus central UFRN e aprovado pela Prefeitura do Município do Natal.
Mais informações sobre o Parque Tecnológico você pode conseguir diretamente no Portal do IMD.
Com isso, você pode imaginar o quanto a área na qual você está se formando é promissora. Essas ações contribuem para que empresas de diferentes lugares do Brasil e do mundo se instalem em nosso estado, demandando profissionais qualificados para desempenhar as funções que estão relacionadas à análise e ao desenvolvimento de sistemas; infraestrutura e desenvolvimento de softwares e hardwares; instalação e manutenção de redes de computadores; segurança e gestão de dados e informações; suporte técnico, dentre outras.
Evidentemente, não significa que todo profissional de TI precise dominar todas essas funções. Esses são apenas diferentes papéis que podem ser desempenhados em empresas e instituições públicas e privadas, em parceria com outros profissionais, inclusive de outras áreas distintas da TI, conforme o setor de atuação. Apesar de ser uma área fundamental e de possuir bons salários, ela demanda profissionais qualificados para preencher as vagas ociosas que são abertas diariamente.
E você, por que escolheu este curso técnico? Você já sabe o que faz um profissional de TI e conhece algumas das possibilidades de atuação? Pois vamos conhecer as formações em TI que o IMD oferece em nível técnico e veja o quão versátil um(a) profissional dessa área pode ser!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados