Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Via de regra, quando ouvimos ou falamos sobre os impactos da TI em nosso dia a dia, destacam-se mais os aspectos positivos, que facilitaram nossa vida, ampliaram nossas capacidades, contribuíram para realizarmos tarefas de modo mais rápido, etc. Mas, como tudo na vida (ou quase tudo), a TI tem o bônus e o ônus. Você consegue listar alguns aspectos positivos e negativos de uma mesma aplicação de TI em nosso cotidiano? Geralmente, a comunicação é um dos domínios da TI que gera essa dicotomia.
Para movimentar nossas ideias, convido você a ler ao cordel, de autoria do potiguar Milton Duarte, que fala sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em nossa vida. O texto está publicado no site Recanto das Letras, sob uma licença Creative Commons.
Esse gênero literário, bastante familiar entre nós, nordestinos, ainda resiste ao tempo, mesmo com o avanço das TDIC. No texto apresentado, você deve ter percebido que nosso cordelista destacou mudanças em aspectos da comunicação com a chegada da TI que, para ele, são negativas em razão de "nova" forma de linguagem e interação entre as pessoas.
O que você achou desse cordel? O que lhe chamou atenção? Até que ponto as ponderações do cordelista são pertinentes ou estão comprometidas pelo sentimento de saudosismo? Anote aí suas ideias, que logo, logo iremos ao fórum para discutir a respeito com os colegas!
Bem, o fato é que a TI influenciou (e continua influenciando) nosso modo de vida. Às vezes, nem paramos para pensar como seriam feitas algumas atividades se não houvesse o suporte de algum dispositivo computacional ou software! Você consegue dizer o quão diferente ou mesmo difícil seria alguma atividade estudantil ou sua laboral, ou mesmo de alguém próximo a você, sem o suporte de TI? No GIF abaixo é possível ver, por exemplo, a evolução da mesa de trabalho a partir da integração do computador e seus programas e aplicativos.
Por meio dessa animação, não é difícil perceber o quanto a TI está presente e incorporou outras tecnologias do nosso cotidiano, hein?! Como já vimos na aula passada, as TI estão em toda parte e a cada dia novas soluções são desenvolvidas e integradas em nossa vida. Um grande exemplo é o telefone celular. Hoje, podemos dizer que com esse aparelho fazemos tudo, inclusive ligações… Isso porque, talvez, essa seja a função dele que menos utilizamos atualmente.
Se você tem um smartphone, o que é bem provável, visto que no Brasil temos mais aparelhos celulares do que habitantes, faça um check-list mental dos recursos e apps que você mais utiliza e dos objetivos com os quais eles são usados, e procure identificar como essas mesmas atividades eram feitas antes. Aposto que para quase tudo você tem um app para lhe auxiliar. Como eu sei disso? Acredite, você não é o único!
Já ouviu a música Eduardo e Mônica (EMI-Odeon, 1986), da banda Legião Urbana? Essa canção conta a história de um casal e embalou (e ainda embala) várias pessoas desde os anos 1980. Vamos ver como ela poderia ser representada nos dias hoje?
Vídeo 01 - Eduardo e MônicaE aí, gostou?! Não só da música, do clipe também, né?! O importante é perceber que a TI impactou desde atividades rotineiras nossas, como despertar e comunicar, a outras instâncias, como a educação, com os cursos a distância e livre pela internet; o comércio, a partir do e-commerce; o entretenimento, com a produção de games e serviços de acesso a bens culturais; e o mercado de trabalho, com as diferentes profissões que surgiram e outras que precisaram se modificar em razão do avanço da TI, entre outras influências.
A partir dessa "invasão" das TI em nosso cotidiano é que essa área tem se tornado uma das mais relevante para o desenvolvimento econômico e, também, social de uma região. Para você ter uma ideia, em 2018, das dez marcas mais valiosas do mundo, as oito primeiras atuam diretamente em segmentos da TI (Amazon, Apple, Google, Samsung, Facebook, AT&T, Microsoft e Verizon).
A lista completa, e atualizada anualmente, pode ser consultada no site da Brand Finance, empresa que realiza esse estudo, em: <http://brandirectory.com/league_tables/table/global-500-2018>.
Muita grana, hein?! Isso só comprova o quanto a área de TI é mesmo promissora. Mas o dinheiro não deve estar acima de tudo, concorda? É preciso ponderar sobre as consequências de algumas escolhas. Como disse Caetano Veloso (1978), é "da força da grana que ergue e destrói coisas belas". Então, você está preparado(a) para conhecer outros efeitos da área na qual você, em breve, estará atuando? Vamos lá!
Você já parou pra pensar que uma das maiores...
Pois é… Todas essas empresas ligadas aos setor de TI têm causado verdadeiras revoluções. Quais serão os próximos passos? Quais os impactos disso? É preciso estar de olho!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados