Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Você deve lembrar que cometemos uma pequena falha no final da aula passada. Por um deslize, a partir do slide 2, a formatação não seguiu o padrão de fontes que escolhemos na capa. Se não lembra, vou lhe ajudar a refrescar a memória. Adotamos como fonte padrão a Twentieth Century, pois o tema que escolhi – Modernização – adota a fonte Raleway, tamanho 26 para os títulos e Lato, tamanho 16, para o conteúdo dos slides.
Como lhe tranquilizei naquele momento, é chegada a hora de solucionarmos esse problema. Vamos alterar tudo para a Twentieth Century, tamanho 30 para título e tamanho 20 para o conteúdo. Para tanto, utilizaremos a função slide mestre.
Evidentemente, seria possível fazer isso de forma manual, em cada página de slide… #boring... Mas, com a edição pelo slide mestre... É uma “mão na roda”! Para tanto, acesse, na barra de menu: Editar → Editar mestre, ou ainda Ver → Mestre. Com isso, você terá a seguinte tela:
A tela para edição de estilo de slide mestre é apresentada em três colunas. Na primeira, você tem acesso às miniaturas de todas as páginas da sua apresentação; na coluna do meio, são mostrados todos os layouts de página de slide de um tema que, como você viu na aula passada, organizam as páginas de diferentes maneiras, de modo a facilitar e otimizar o conteúdo apresentado e, na terceira coluna, uma imagem da página de slide a ser editada, portanto, selecionada, para que você possa definir e visualizar a formatação. Perceba que, no geral, a exibição das barras de ferramentas e de menu do Apresentações Google continuam, o que facilitará nossa edição, assim como fizemos na página de slides.
Voltando à nossa desatenção da aula passada, para padronizarmos a fonte, vamos marcar a miniatura Mestre (primeira da coluna do meio) e vamos selecionar, na página de edição (terceira coluna), as caixas de texto do título e do conteúdo. No primeiro caso, vamos selecionar todo o texto de título e, na barra de ferramentas, procurar no menu referente às opções de fonte, aquela que escolhemos para ser nosso padrão, bem como o tamanho. A aplicação é automática e, se desejar, você pode conferir, fechando o slide mestre clicando no botão , que fica acima da coluna mais à direita.
Se preferir, você pode fazer o mesmo procedimento para a caixa de texto do conteúdo. Como ele possui mais de uma linha com conteúdo textual, sugiro utilizar o atalho de comando: Ctrl+A para selecionar tudo ou acessar Editar → Selecionar tudo. Com isso, selecionaremos tudo, aplicaremos a fonte Twentieth Century, tamanho 16, e em espaçamento entre linhas, vamos deixar 1,5 e escolher a opção Remover espaço após item de lista.
Você deve ter percebido que em alguns layouts, em especial os que possuem diferentes níveis de tópicos, os tamanhos da fonte variam a cada nível. Geralmente, um nível superior tem tamanho maior do que o seu filiado. Aliás, esse foi o nosso caso. Entretanto, optei pelo tamanho 16 para todos os níveis. O que você achou? Se preferir, adote o tamanho que julgar mais interessante.
Você também pode alterar a cor da fonte, atribuir marcações como negrito, cor de destaque, marcadores e outras formatações, tudo no slide mestre! Muito simples e prático, né? O procedimento é o mesmo que você aprendeu para formatar conteúdo de texto na aula passada e bem parecido às outras aplicações do Google Drive.
Sugiro que você navegue pelos diferentes layouts e, caso ache pertinente, fique à vontade para fazer outras alterações. Nesse caso, você precisará clicar no botão Replicar a tudo, acima da página em edição, para que suas alterações se tornem padrão todas as vezes que optar pelo layout modificado.
Então, tudo tranquilo até aqui?! Viu como foi fácil corrigir aquele meu lapso?! Vamos em frente!
Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou curiosidade sobre funcionalidades do Apresentações Google, não hesite em consultar os seguintes sites:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados