Cursos / Automação Industrial / Lógica de Programação / Aula
Lembra-se do algoritmo "Receita de Pudim" que você viu no início da disciplina? Não!? Para você relembrar, veja abaixo:
Algoritmo: Receita de Pudim
Nesse algoritmo, você utilizou o português coloquial para descrever a sequência de como deveria ser executada a receita, de maneira que qualquer pessoa, sob as mesmas condições, pudesse atingir o mesmo objetivo. O algoritmo acima é representado através da Descrição Narrativa, que é uma forma de representar os algoritmos expressos por meio da linguagem natural a partir do uso de textos descritivos.
A principal vantagem da Descrição narrativa é que, em razão de você já conhecer a linguagem utilizada (o português), não lhe foi necessário aprender nenhuma nova linguagem ou técnica. Assim, foi possível entender o algoritmo do pudim facilmente, não foi mesmo?
Já por outro lado, o uso de Descrição narrativa possui sua desvantagem, pois permite que algumas informações possam ser interpretadas de diferentes modos. Por esse motivo, ela é considerada imprecisa, visto que permite ambiguidades e, em alguns casos, diferentes interpretações. Observe novamente o algoritmo do pudim, faça uma leitura atenta e tente encontrar ao menos um dos passos que pode ser interpretado de mais de uma maneira ou não deixa claro como deve ser executado.
Por exemplo, no passo de número 12 nos é informado para "Retirar o pudim da fôrma". Mas como esse passo deve ser realizado? Cortando o pudim? Com uma colher? Com uma espátula? Ou colocando a fôrma de cabeça para baixo em um novo recipiente que possa comportar todo o pudim?
Além do exemplo descrito acima, em algum momento o algoritmo deu a instrução de acoplar o copo do liquidificador no respectivo motor? Não. Ou seja, se ele não estiver acoplado antes de iniciar a execução dos passos, não realizará a mistura dos ingredientes; porém, o algoritmo apenas dá a instrução de acionar o motor por 3 minutos, sem determinar que o copo do liquidificador deva estar acoplado.
Acredito que você já conseguiu compreender a representação de algoritmos através da Descrição Narrativa e que, apesar da facilidade de se entender os algoritmos mediante essa técnica, baseada no uso da sua linguagem (português, inglês, alemão, russo, francês, etc.), há desvantagem que limita a sua eficácia.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados