Cursos / Automação Industrial / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 02 - Uga, Uga! - Instruções primitivas, variáveis e tipos de dados

Dados Literais ou Cadeias de Caracteres

Além dos comandos de entrada responsáveis por obter dados do tipo numérico no Potigol, há também o comando que permite fornecer dados do tipo textual. Este, também conhecido como literal, cadeia de caracteres, ou String, pode ser constituído por letras, números ou outros caracteres (como !(exclamação), @(arroba), $(cifrão), %(símbolo de percentual), &(e comercial), *(asterisco), .(ponto), ,(vírgula), entre outros).

Ou seja, nem só de números vivem os algoritmos. Para que o algoritmo construído com o Potigol leia dados do tipo literal, usa-se o comando leia_texto, o qual permite capturar sequências de letras e/ou palavras. O exemplo abaixo demonstra como o comando é estruturado para que sejam solicitadas duas sequências de caracteres e, então, elas sejam armazenadas em p1 e p2.

Que tal testar também o comando leia_texto com o comando imprima? Você pode modificar o exemplo acima e experimentar substituir o escreva pelo imprima.

Você viu até agora os comandos que são utilizados para que o seu algoritmo receba dados. Esses comandos são importantes e serão empregados em praticamente todos os próximos algoritmos. Caso você possua alguma dúvida a respeito do leia_inteiro, leia_numero e leia_texto, poste-a no fórum de dúvidas para ser auxiliado e entender melhor o conteúdo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados