Cursos / Automação Industrial / Lógica de Programação / Aula
Agora conheça o comando que permite ao seu algoritmo obter números do tipo real, ou seja, números que possuem casa decimal. Esse tipo de número é também conhecido como "ponto flutuante". Os números reais podem ser utilizados para representar informações que estejam relacionadas a valores fracionados. Por exemplo, a média de uma disciplina ou, então, o valor de algum produto ou serviço.
Os números reais, conhecidos na programação como números de "ponto flutuante" possuem, na matemática, a vírgula (,) separando a parte inteira da parte fracionária. Já na maioria das linguagens de programação utiliza-se o ponto (.) como o separador decimal, inclusive o Potigol.
Para que você possa obter números do tipo real na linguagem Potigol é necessário utilizar o comando leia_numero, cujo uso é semelhante ao leia_inteiro, visto anteriormente. Note abaixo como ocorre a sua utilização:
Viu como os comandos são bem parecidos? Neste momento, você deve estar se perguntando se o comando leia_numero é capaz de ler números sem casas decimais, certo? E a resposta é sim, ele é capaz de ler números inteiros (sem casas decimais). Altere o programa acima e faça o teste. Informe alguns números reais utilizando vírgulas (,) e outros utilizando o ponto (.) como separador e, então, observe o resultado do programa.
Mas será que o leia_inteiro é capaz de ler números reais (com casas decimais)? Posso lhe dizer que ele é capaz sim. Na verdade, mais ou menos... Ao se utilizar o comando leia_inteiro e, então, fornecer um número real, a parte fracionária do número (o valor que fica à direita da vírgula) é perdida. Quando isso ocorre, você está "truncando" o número real em um número inteiro. Que tal testar e realizar essa troca do leia_numero pelo leia_inteiro? Altere o programa acima e teste essa substituição do comando.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados