Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula

arrow_back Aula 09 - Controle de pressão e controle de temperatura: Forno industrial

Controle de Temperatura: Fornos Industriais (descrição e aplicações)

Primeiramente, clique e assista uma introdução a respeito da abordagem sobre fornos industriais.

Usualmente os fornos industriais são empregados no condicionamento da temperatura de carga (alimentação) de unidades industriais, como reatores. A composição de um forno industrial é mostrada esquematicamente na Figura 4.

Forno Industrial.

Assista a seguir como funciona um forno industrial.

Os fornos industriais são assim compostos:

  • Câmara inferior (ou de radiação): é onde parte do calor absorvido pela tubulação de processo é proveniente da liberação térmica da chama dos queimadores.
  • Câmara superior (ou de convecção): é onde a transferência de calor é proporcionada predominantemente pelos gases gerados na combustão nos queimadores.

As principais variáveis operacionais de um forno industrial são a temperatura de saída do fluido de processo do forno, a vazão através de um ou mais passes e a carga térmica. Os passes são as divisões da tubulação interna do forno. A carga térmica é a que deve ser colocada no forno. O controle da temperatura de saída é feito pela manipulação das válvulas que limitam a entrada de combustível nos queimadores. Em alguns casos, o controle de vazão (FIC) que limita a entrada de gás e óleo é substituído por um controle de pressão para evitar pressão muito baixa (apagamento da chama) ou muito alta (deslocamento da chama). Usualmente o controle de temperatura de saída do produto é feito levando em conta a temperatura média do produto aquecido na saída do forno. Em outros casos, controles mais complexos podem ser necessários para controlar a dispersão da temperatura dos diversos passes (e não apenas a média).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados