Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula
Vejamos agora no vídeo os principais conceitos que norteiam a temática sobre o controle de pressão.
Antes de entrarmos no assunto sobre medição de pressão, falaremos sobre os referenciais para as quais as pressões são medidas. A Figura 2 apresenta um esquema mostrando os diferentes referenciais usados para medição de pressão.
É a pressão medida em relação à pressão zero absoluto, por exemplo, psia (libra por polegada quadrada absoluta).
É a pressão medida em relação à pressão atmosférica, por exemplo, psig (libra por polegada quadrada manométrica).
É a pressão exercida sobre os corpos na superfície da Terra como resultado do peso das camadas do ar da atmosfera. Ao nível do mar, essa pressão é aproximadamente de 760 mmHg (pressão representada por altura de coluna líquida - milímetro de mercúrio) absolutos, 14.7 psia ou 1 bar.
É a pressão absoluta menor do que a pressão atmosférica.
Os sensores de pressão são classificados de acordo com sua técnica de transdução (transformação do sinal de pressão em um sinal elétrico). As técnicas mais comuns são:
Na indústria, para fins de controle, utiliza-se sensores de pressão acoplados a transmissores que enviam um sinal analógico (4-20 mA) ou digital (Hart, Fieldbus etc), que equivale à medida de pressão para a planta.
Vamos agora clicar e assistir a uma aula com o objetivo de adicionar algumas informações a respeito do controle de pressão.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados