Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula

arrow_back Aula 08 - Controle de nível

Controle em Override

Também chamado de controle seletivo é uma forma de controle multivariável em que uma única variável manipulada (MV) pode ser ajustada usando-se várias variáveis controladas (PV), uma de cada vez. Ou seja, o controle em override é um tipo de controle em que mais de um controlador deve atuar sobre uma mesma variável manipulada MV. Isso, na prática, ocorre quando existem restrições sobre o sistema que precisam ser obedecidas. Considere o exemplo mostrado em Campos e Teixeira (2010), conforme a Figura 8.

Controle em override.

O exemplo citado mostra uma coluna de destilação. Essa unidade possui um equipamento chamado de refervedor, que aumenta ou diminui a temperatura no fundo da coluna de acordo com o aumento da vazão de vapor em seu interior. Nesse sistema, uma restrição comum consiste no fato de que é preciso controlar a vazão de vapor para o refervedor, entretanto, o nível desse refervedor não pode ser menor do que um determinado valor (restrição). Nesse caso, o controle em override é uma solução. Nessa estratégia, uma variável principal estará na maior parte do tempo atuando na variável manipulada. A outra variável, no exemplo em questão o nível, é apenas uma restrição. Quando a restrição é violada, ou seja, quando a variável atinge o set point estabelecido, o controlador designado para a malha de restrição assume o controle da válvula. Essa decisão é tomada, no caso em questão, por um Seletor de Menor Sinal (Ver Figura 8). Nesse caso, supomos que uma diminuição do sinal provoca um fechamento da válvula. Assim, quando o nível estiver acima do desejado, a saída do controlador LIC tenderá a aumentar, de forma que o menor sinal será o do controlador de vazão FIC. Caso o nível caia abaixo do set point, a saída do LIC tenderá a diminuir até ser selecionada, assumindo o controle da válvula e fechando a mesma para restabelecer o nível.

Clique a seguir para assistir um vídeo sobre algumas aplicações voltadas para o controle de nível.

Resumindo: O controle seletivo é uma forma de controle multivariável, em que a variável manipulada pode ser ajustada em qualquer momento por uma variável, selecionada automaticamente entre diversas variáveis controladas diferentes. A filosofia do controle override é a de se usar um único elemento final de controle manipulado por um controlador, selecionado automaticamente entre dois ou mais controladores. Tendo-se duas ou mais variáveis medidas, aquela que estiver em seu valor crítico assume o controle do processo (RIBEIRO, 2005).

Ribeiro (2005) comenta que outro enfoque de se ver o controle seletivo é considerar os dois controladores ligados a uma única válvula de controle (um único elemento final de controle). Em condições normais, uma malha comanda a válvula; em condições anormais, a outra malha assume automaticamente o controle, mantendo o sistema dentro da faixa de segurança. O controle normal é cortado apenas durante o período necessário para se restabelecer a segurança do sistema. Quando a condição anormal desaparece, a malha normal assume novamente o controle.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados