Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
Caso você queira testar várias condições de funcionamento ao mesmo tempo, por exemplo: ocorreu um alarme e o funcionário estava na troca de turno ou no horário de almoço... complicado, não é? Para situações como essa o ScadaBR usa os eventos compostos (Figura 11).
Detectores de eventos compostos são utilizados para detectar condições entre múltiplos eventos ao mesmo tempo. Detectores compostos permitem definir relações de lógicas entre vários eventos. Por exemplo, você pode detectar situações quando um valor está muito alto ou baixo e outro dispositivo está em algum estado, mas não em um determinado dia da semana (SCADABR, 2015).
Detectores compostos agem como detectores de condições lógicas entre os detectores simples já existentes. Assim, todos os detectores necessários à lógica em questão devem estar configurados e existir no sistema. A Figura 11 mostra o evento agendado e os alarmes criados. Embora existam muitos outros tipos de eventos, somente detectores de data points e eventos agendados podem ser utilizados na construção de detectores compostos.
Veja abaixo como configurar os eventos compostos:
Para trabalhar com eventos compostos é importante revisar os tipos mais simples de elementos de lógicas, como a operação E (&&), OU (||) e NÃO (!). Você deve ter visto isso no início do curso, mas se alguma dúvida surgir, revise no material. Lembre-se de que o mais importante não é saber de tudo, mas ser capaz de encontrar o que precisa.
Para salvar um evento composto, clique no ícone . Para remover, clique no ícone .
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados