Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
O Tubo de Pitot (Figura 4) é um dispositivo utilizado para a medição de vazão através da velocidade detectada em um determinado ponto da tubulação. Esse tubo consiste em uma abertura em sua extremidade, sendo esta colocada na direção do fluxo de um fluido em um duto, mas em sentido contrário. A diferença entre a pressão total e a pressão estática da linha nos fornecerá a pressão dinâmica a qual é proporcional ao quadrado da velocidade.
Aplicações bastante comuns do tubo de Pitot ocorrem na aviação, onde a partir dele é determinada a velocidade da aeronave, e na medição de vazão de fluidos em processos industriais. Normalmente, na medição de vazão de fluidos, o tubo de Pitot é acoplado a um transmissor diferencial de pressão que fornecerá um sinal (referente à diferença de pressão) a partir do qual se calcula a vazão.
A seguir estão dois links para vídeos detalhando o princípio de funcionamento do tubo de Pitot. O primeiro refere-se à aplicação desse dispositivo na aviação e o segundo na indústria.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados