Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Indicado para baixas pressões e devido à inclinação em um dos lados, esse manômetro possibilita a leitura de diferenciais de pressão pequenos de forma mais precisa. Ou seja, como o líquido tem que percorrer uma distância maior em relação ao tubo vertical para uma mesma pressão, essa inclinação produz uma ampliação na escala. A Figura 7 ilustra um manômetro de coluna reta inclinada.
Nos medidores que utilizam colunas de líquido claro, o efeito da tensão superficial dos líquidos é consequência da força de coesão do líquido e adesão entre as moléculas do líquido e do vidro. A esse efeito dá-se o nome de "menisco", Figura 8. Como os líquidos mais utilizados são mercúrio e água para os manômetros de líquidos, eles apresentam diferentes formas de menisco. Para o mercúrio, a leitura é feita na parte de cima do menisco, no entanto, para a água, na parte de baixo. Vale salientar que a tensão superficial dentro do tubo não tem relação com a pressão, precisando, portanto, de compensação.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados