Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 02 - Características Gerais, Identificação e Símbolos de Sensores e Atuadores nas Aplicações Industriais

Sistemas completos

A seguir são mostrados outros exemplos com símbolos de instrumentação. As Figuras 2 e 3 mostram o mesmo sistema de controle com diferentes graus de detalhamento. Na Figura 3, todos os elementos são apresentados, conforme o detalhamento.

O registro da vazão é obtido de

  1. uma placa de orifício (elemento de vazão, FE-1, não mostrado);
  2. transmissor de vazão, montado no campo, FT-1;
  3. extrator de raiz quadrada, montado atrás do painel do operador, FY-1; e
  4. registrador com duas penas, uma para a vazão (FR-1) e outra para a pressão (PR-2), montado no painel de leitura.

O registro da pressão é obtido de

  1. transmissor de pressão, PT-2, montado no campo. A tomada da pressão usa a tomada de alta ou de baixa da placa de orifício.

Todos os sinais envolvidos são pneumáticos, padrão de 20 a 100 kPa. A temperatura da saída do gás é medida por um detector de temperatura a resistência (RTD), montada em um poço, ligado diretamente ao registrador e controlador de temperatura (TRC-3). A saída elétrica do controlador (4 a 20 mA cc) modula a abertura de uma válvula esfera (TV-3), com atuador a cilindro. O controlador registrador de temperatura tem uma chave de temperatura (termostato TSL-3), que atua um alarme no painel (TAL-3) com a temperatura baixa.

Ainda na Figura 3, é apresentada uma simbologia simplificada para mostrar que um gás é aquecido e sua temperatura é controlada por um controlador de painel. O fluido de aquecimento é modulado por uma válvula de controle e registra a vazão do gás, pressão e temperatura de saída e há um alarme que atua com temperatura baixa.

Simbologia total.

 

Simbologia de modo simplificado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados