Cursos / Automação Industrial / Introdução à Automação Industrial / Aula
Uma parte essencial de uma instalação é a documentação. Trata-se de um requisito necessário para que uma instalação possa ser mantida e ampliada. Também a documentação do programa de controle deve estar disponível tanto em papel quanto em arquivo eletrônico. A documentação compõe-se de referências sobre cada fase do projeto, impressão dos programas de controle e, eventualmente, também outras descrições sobre este programa. Trata-se, portanto de:
A documentação deve ser feita de forma minuciosa, pois os diversos detalhes de concepção são extremamente importantes para uma possível ampliação e melhoria do processo, imagine agora você ter que reformular um projeto de automação de um sistema já existente, onde o cliente (a fábrica) deseja que você reutilize todos os componentes já existentes, imaginou?! Complicado né? Mas perceba que se você tiver acesso a todos os detalhes que o projetista usou para fazer o seu projeto será bem mais fácil ampliar sua linha de raciocínio e até mesmo melhora-la. Já pensou agora se a humanidade tivesse acesso a todos os passos usados no projeto das pirâmides do Egito?
Todo o projeto tem que obedecer a um fluxograma desde sua concepção até a fase de testes, o passo a passo mostrado na figura 07, é um exemplo claro de um projeto malsucedido. Grande parte dos projetos, pelo menos os de maior porte, é feito em equipe, para isso se torna extremamente necessário que haja uma boa comunicação, pois em geral cada grupo é responsável por uma etapa do projeto.
A reflexão acerca dos pontos mostrado na charge da figura 07 destaca bem que não foi seguido os passos mostrados na aula, para o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto, mas ainda temos outros erros frequentes na concepção de projetos, que dizem respeito a expertise de desenvolvimento.
O segmento de automação industrial é muito abrangente e possuem várias tecnologias associadas, portanto dificilmente um projetista consegue abranger todas as áreas desde a especificação de sensores, aos diagramas dos quadros, a parte de programação dos CLP's, a sintonia dos controladores e etc.. Os projetos de automação são feitos em equipes e cada um é responsável por uma determinada área de atuação e ao final é feito em grupo a compatibilização, testes e ajustes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados