Cursos / Automação Industrial / Introdução à Automação Industrial / Aula
A implementação á a conversão da solução encontrada em um projeto detalhado e o desenvolvimento do programa de controle. Durante é implementação é comum que ocorram ajustes no projeto, isso é fato vai diminuindo de acordo com a experiência do projetista. Nos projetos de automatização de processos já existentes isso é mais comum pois nem sempre é possível a total caracterização do processo, pois nem sempre é possível parar uma produção para se fazer os devidos testes para uma boa especificação. A automação de um processo de produção de açúcar por exemplo, para se especificar de forma adequada, teríamos que verificar o funcionamento de cada motor e válvula do processo, e fazer esses testes de forma a obter todo o funcionamento, a fim de se desenvolver o projeto de forma satisfatória.
No caso de um sistema com o controle por CLP, seria gerado o programa em uma das linguagens definidas na normal IED 61132-3: Linguagem sequencial, diagrama de funções, diagrama ladder, linguagem estruturada ou lista de instruções.
As linguagens de programação diagrama ladder, diagrama de funções e linguagem estruturada são apropriadas para a formulação de operações básicas e para os controles simples que podem ser descritos através da lógica booleana.
A linguagem de alto nível lista de instruções é utilizada principalmente para a elaboração de módulos de software com conteúdo matemático.
Nessa fase também deve ocorrer, sempre que possível, a simulação dos sistemas e programas de controle, de modo a verificar e eliminar erros.
Na fase de instalação e testes são implementadas todas as condições de funcionamento do sistema, e submetidas as todas condições do processo, o ideal é que nessa fase se elabore um cronograma de teste onde deverá ser comtemplar todos os passos algoritmo do programa de controle implementado, e todos eles sejam testados. É comum principalmente no ambiente industrial essa fase ser um pouco negligenciada, pois há uma demanda de tempo elevado para que ser possa dar a devida confiabilidade para que o sistema possa executar de forma automática, assim tem crescido cada vez mais o uso de softwares de simulação de sistemas (como o Automation Studio), onde podemos simular todo o sistema assim minimizar o tempo de testes na planta real do processo. Imagine para uma fábrica da Coca-Cola para sua produção durante uma semana, para testes do sistema de automação?! Quantos milhões isso deve representar?!
Nessa fase são construídas as instalações, carregado o programa de controle e, após, testada a atuação conjunta do sistema de automação e da instalação conectada. Caso os controles sejam complexos, recomenda-se qual a instalação seja feita sistematicamente por etapas. Seguindo este procedimento, é possível reconhecer e corrigir erros com mais rapidez, tanto na instalação quanto no programa de controle.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados