Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
O amplificador de ganho constante mais amplamente utilizado é o amplificador inversor. Este tem a entrada de sinal ligada ao terminal inversor por meio de um resistor R1, enquanto o terminal não inversor fica aterrado. Entre os terminais de saída e inversor, há um resistor R2. Este último é normalmente chamado resistor de realimentação, tendo em vista que liga a saída à entrada. O circuito pode ser visto na Figura 3. Note o resistor R2 ligando a saída do amplificador operacional de volta a sua entrada.
Como já foi dito anteriormente, o amp-op possui alta impedância de entrada, de modo que a corrente que flui por $R_1$ é desviada diretamente para $R_2$. Aplicando a lei de Ohm, temos:
$$ \frac{V_i - V_e}{R_1} = \frac{- (V_0 - V_e)}{R_2} \rightarrow - \frac{R_2}{R_1} = \frac{V_0 - V_e}{V_i - V_e} $$Entretanto, a tensão é o resultado da amplificação da tensão diferencial de entrada, representada por , ou seja:
$$ V_0 = A_0 \cdot V_e \rightarrow V_e = \frac{V_0}{A_0} $$Agora, vamos analisar a equação acima. Como o amplificador operacional possui um ganho de tensão muito elevado, temos que o valor de V0 será muito maior do que o valor de $V_e$. O que acontecerá com V0? Um número pequeno dividido por um número muito maior nos dá um número menor ainda, correto? Os cientistas conseguem provar que $V_e$ é tão pequeno que se aproxima de 0!
Agora acompanhe o raciocínio, se $V_e$ = 0, é como se ambas as entradas (inversora e não inversora) estivessem aterradas. Quando isso ocorre, dizemos que a entrada não inversora comporta-se como um terra virtual.
Voltando à expressão, temos:
$$ - \frac{R_2}{R_1} = \frac{V_0 - V_e}{V_i - V_e} = \frac{V_0 - 0}{V_i - 0} \rightarrow - \frac{R_2}{R_1} = \frac{V_0}{V_i} $$A relação
$$ \frac{V_0}{V_i} $$reflete a amplificação do sinal efetivamente aplicado na entrada do circuito ($V_i$). Por ser um circuito composto por um resistor de realimentação entre a saída e a entrada (R2), essa relação é denominada ganho de tensão de malha fechada, que representamos por Av.
Dessa forma, o ganho do amplificador inversor é dado por:
$$ A_v = - \frac{R_2}{R_1} $$O sinal negativo na fórmula do ganho reflete a inversão de fase que ocorre no sinal de saída em relação ao sinal de entrada. Veja que agora podemos amplificar um sinal utilizando apenas dois resistores e um amplificador operacional! Veja o exemplo que se segue:
Dado o circuito da Figura 3, determine o ganho e a tensão de saída. Dados:
$$ R_1 = 1k\Omega,R_2 = 15k\Omega,R_L = 10k\Omega,V_{cc} = ± 12V,V_i = 200mV $$Trata-se de um amplificador inversor, cujo ganho de tensão é:
$$ A_v = - \frac{R_2}{R_1} \rightarrow A_v = - \frac{15 \cdot 10^3}{1 \cdot 10^3} \rightarrow A_v = -15 $$A tensão de saída, nesse caso, vale:
$$ V_0 = A_v \cdot V_i \rightarrow V_0 = - 15 \cdot 200 \cdot 10^{-3} \rightarrow V_0 = -3V $$Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados