Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Como vimos na aula passada, o amplificador operacional é um componente largamente utilizado em circuitos eletrônicos devido às diferentes funcionalidades que certos circuitos que o utilizam podem desempenhar.
Nesta aula, começaremos a aprender alguns desses circuitos explicando suas funcionalidades e como são montados.
Na aula passada aprendemos que o amplificador operacional é um bloco funcional construído com diversos outros componentes, tais como diodos, transistores, capacitores etc. Ele tem como objetivo a amplificação de um sinal de entrada. Para isso, vimos que os componentes reais buscam um comportamento próximo do modelo ideal, mas que apresentam limitações.
Em seguida exploramos o funcionamento do amp-op através de suas entradas e saídas para diferentes combinações. Por fim, vimos os três modos de operação possíveis que estarão presentes nos próximos circuitos que serão estudados. Ao se deparar com um circuito novo, lembre-se destes conceitos e tente identificá-los, pois facilitará o seu entendimento.
Normalmente os amp-ops são ligados em conjunto com resistores. A funcionalidade do amp-op vai variar de acordo com a forma em que a ligação dos resistores foi feita.
Agora que já vimos alguns conceitos introdutórios sobre amp-op e seus modos de operação, vamos mostrar e discutir alguns circuitos práticos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados