Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Determine o circuito equivalente de Norton para o circuito externo visto pelo resistor RL.
Removeremos a parte da qual queremos obter o circuito equivalente e marcaremos os terminais restantes.
Para obter o RN, substituiremos a fonte de tensão por um curto circuito e calcularemos a resistência equivalente.
$R_{N}=5\Omega+5\Omega \, || \, 10\Omega=5\Omega$Utilizaremos o circuito da Figura 18 para calcular o IN. Para isso, vamos curto-circuitar os terminais de RL.
Podemos ver que o resistor de está em curto-circuito. Assim, a corrente que sai da fonte de 2 A se divide de forma igualmente entre os dois resistores de $5\Omega$, de modo a termos:
$$I_{N}=\frac{2A}{2}=1A$$Desenharemos o circuito equivalente de Norton.
Determine o circuito equivalente de Norton para a parte do circuito à esquerda dos pontos a e b na Figura 22.
Removeremos a parte da qual queremos obter o circuito equivalente, marcaremos os terminais restantes e obteremos o RN, substituindo a fonte de tensão por um curto-circuito, e a fonte de corrente por um circuito aberto. Depois, calcularemos a resistência equivalente.
$R_{N}=2\Omega \, || \, 6\Omega=1,5\Omega$Agora recolocaremos as fontes e calcularemos o IN. Para isso, vamos curto-circuitar os terminais de a e b.
Como temos duas fontes, utilizaremos o Teorema da Superposição (visto na Aula 04) e trabalharemos com cada fonte individualmente.
Para o circuito com a fonte de tensão, podemos ver que o resistor de $6\Omega$ está em curto-circuito. Assim, temos como valor de I'N:
$$I'_{N}=\frac{E1}{R1}=\frac{5}{2}=2,5A$$Para o circuito, analisando a fonte de corrente observamos que os resistores R1 e R2 estão em curto circuito. Desse modo, I''N=4A
Temos, então, a corrente equivalente a:
$$I_{N}=I''_{N}-I'_{N}=4-2,5=1,5A$$Desenharemos o circuito equivalente de Norton.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados