Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 05 - Teorema de Thevenin

Teorema de Thévenin

O teorema de Thévenin permite reduzir circuitos complexos para uma forma de análise mais simples. Esse Thévenin afirma que: “Qualquer circuito de corrente contínua de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente que consista somente de uma fonte de tensão e de um resistor em série”. Esse circuito chamamos de Circuito equivalente de Thévenin e é apresentado na Figura 1.

Circuito equivalente de Thévenin.

O teorema diz que podemos substituir o circuito de maior complexidade como demonstrado na Figura 2, pelo circuito da Figura 3 que como podemos ver é bem mais simples.

Circuito elétrico. Circuito elétrico equivalente ao da Figura 2.

Para utilizar o teorema devemos seguir os seguintes passos:

  1. Remova a parte do circuito para a qual deseje obter um equivalente de Thévenin.No caso da Figura 02, é necessário remover temporariamente o resistor $ R_{L} $.
  2. Assinale os terminais do circuito remanescente. Área sombreada da figura.
  3. Calcule $ R_{th} $, colocando primeiro todas as fontes em zero (substituindo as fontes de tensão por curtos-circuitos e as fontes de corrente por circuitos abertos, de forma semelhante ao que foi visto na aula anterior), e, em seguida, determine a resistência equivalente entre os dois terminais escolhidos.
  4. Calcule $ E_{Th} $ retornando primeiro todas as fontes às suas posições originais no circuito, e, em seguida, determine a tensão entre os dois terminais escolhidos.
  5. Desenhe o circuito equivalente de Thévenin e recoloque entre os terminais do circuito equivalente a parte que foi previamente removida. Esse passo é indicado pela inserção do resistor RL entre os terminais do circuito equivalente de Thévenin, como indicado pela Figura 03.

Para apresentar esse assunto de uma forma que facilite o entendimento vamos utilizar alguns exemplos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados