Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Quando ocorrem curtos-circuitos e fugas de corrente em instalações elétricas, é fundamental que a corrente de falha seja eliminada o mais rápido possível para minimizar os danos às instalações e às pessoas. Alguns dispositivos de proteção e os sistemas de aterramentos elétricos visam fazer isso de forma eficiente e segura.
Vimos que, quando ocorre uma falha de curto-circuito, a corrente de uma instalação elétrica “pega um atalho” por um caminho de menor resistência elétrica. Vimos também que a corrente não “pega esse atalho” impunemente, ela pode causar muita bagunça: queimar equipamentos ou até mesmo provocar choques elétricos nas pessoas em contato com o circuito elétrico.
Assim, é desejável que, nessa situação, a corrente seja rapidamente desviada de volta para a fonte de onde veio, interrompendo o circuito o mais rápido que for possível, por meio de sistemas de aterramento e dispositivos de proteção, para tentar minimizar possíveis danos materiais e aos seres humanos.
Enquanto alguns dispositivos de proteção visam interromper a corrente que poderá causar danos a equipamentos e pessoas, um sistema de aterramento elétrico procura fornecer para a corrente de risco um caminho mais rápido “para casa”, de modo a desviar a sua passagem por dispositivos, componentes ou pessoas que possam ser danificados ou afetados por ela.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados