Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Em aulas anteriores foram dadas algumas informações, poucas ainda, diga-se de passagem, mas entendo que são suficientes para termos a noção básica de como são geradas e distribuídas as tensões e correntes alternadas que chegam até nossas casas, comércios e indústrias. Agora chegou o momento de nos aprofundarmos um pouco nas particularidades do modo de tensão e corrente alternadas. Você sabe o que é tensão alternada não é mesmo? Uma tensão é dita alternada quando seu valor varia à medida que sua polaridade inverte no decorrer do tempo. Observe atentamente a Figura 1. E então, o que você percebe?
Observe que temos uma linha horizontal (eixo zero) que representa o valor de tensão zero, e que as tensões acima ou abaixo desse eixo têm polaridade positiva e negativa, respectivamente.
Sendo assim, você seria capaz de citar uma fonte de tensão alternada? Na tomada da nossa casa, por exemplo, podemos encontrar tais tensões. Nela, no Nordeste brasileiro, encontramos tensões alternadas com valor de 220 V entre fase e neutro. Aliás, fase e neutro, o que vem a ser isso? Veremos ainda nesta aula.
Será que toda tensão alternada tem a forma mostrada acima? Obviamente não. O conceito de tensão alternada é mais abrangente e pode ser universalizado como toda tensão que inverte, periodicamente, sua polaridade. Nas Figuras 2a e 2b temos, por exemplo, duas formas de ondas que caracterizam tensões alternadas, uma quadrada e outra triangular, no entanto, a de nosso maior interesse é a da forma apresentada na Figura 1. Por que será? Daqui a pouco lhe daremos a resposta!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados