Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 15 - Por Dentro do Windows (evolução, versões, estrutura)**

Windows 3.x

O Windows 3.00, lançado em 22 de Maio de 1990 foi um grande marco para a Microsoft (Figura 3). Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente, pode-se dizer que essa versão constituiu-se, de fato, no primeiro ambiente gráfico para o sistema operacional MS-DOS. Ela apresentava uma interface mais amigável para gerenciamento de memória e para os mecanismos do sistema multitarefa. Adicionalmente, esta versão incluía suporte às fontes True Type, ou seja, as fontes não eram mais quadradas como as anteriores.

Tela para gerência de arquivos Windows 2.03

Existem cinco versões especiais do Windows 3.00. Vejamos cada uma delas a seguir.

  • Windows 3.10: lançado em 6 de abril de 1992. Essa versão incluía softwares para multimídia (som, vídeo, microfone, etc.), fontes True Type (aumentando muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.00. Essa versão do Windows era distribuída em oito disquetes de 1,44 MB cada um.
  • Windows for workgroups 3.10: foi lançado em 28 de outubro de 1992, correspondendo praticamente ao Windows 3.10 acrescido com o suporte à rede, fax-modem e correio eletrônico. Era distribuído em nove disquetes de alta densidade (3,5"), cada um com 1,44 MB.
  • Windows 3.20: esta versão acrescentou o chinês como uma língua que poderia ser utilizada por aplicações.
  • Windows for workgroups 3.11: foi lançada em 8 de novembro de 1993 e era praticamente uma revisão da versão anterior.
  • Windows with multimedia extensions: os fabricantes de diversos periféricos multimídia desenvolviam drivers (controladores) para que o Windows pudesse reconhecer seus hardwares, assim foram lançadas diferentes versões, sempre adicionando novos recursos multimídia.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados