Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 15 - Por Dentro do Windows (evolução, versões, estrutura)**

Windows XP

Lançado em 25 de outubro de 2001, é também conhecido como Windows NT 5.1 (Figura 9). A sigla XP deriva da palavra experience (em português, “experiência”).

Essa versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possuindo uma interface bastante simples e inovadora. Como acontece na maioria dos lançamentos de uma nova versão do sistema operacional, o aumento nos requisitos mínimos de recurso (como 128Mb de memória RAM) foi considerado um entrave no início de suas vendas.

Windows XP

Demais versões do Windows

As futuras versões do Windows seguiram a estrutura da série NT, apenas evoluindo em recursos oferecidos e melhorias gráficas. São elas:

  • Windows Server 2003: o sistema Windows Server 2003 da Microsoft, também conhecido como W2K3 ou simplesmente Windows 2003, constitui-se, no seu núcleo, de uma versão do Windows XP com algumas simplificações realizadas com o objetivo de fornecer um funcionamento mais estável do sistema.
  • Windows Server 2008: sistema desenvolvido como sucessor do Windows Server 2003. Provê uma plataforma para construção de uma infraestrutura para desenvolvimento de aplicações envolvendo ambientes de redes e web services (em português, “serviços web”).
  • Windows Vista: o Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido para uso em computadores pessoais. Possui novos recursos e funções em relação à versão anterior, o Windows XP. Essa versão apresenta uma nova interface gráfica do usuário, assim como novas funções para busca e manipulação de artefatos para aplicações multimídia e para redes de comunicação.
  • Windows 7: Lançado em 22 de outubro de 2009, esta foi a sétima versão estável do Windows, considerando que o Windows 95/98/ME/NT foi a quarta, o Windows 2000/XP a quinta e o Windows Vista a sexta. Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, o Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar.
  • Windows 8: Lançado em 26 de outubro de 2012. Seu foco era ser um sistema operacional para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, removendo o velho botão/menu “Iniciar”, e totalmente adaptada para dispositivos sensíveis ao toque, como os tablets e smartphones. Existem versões do Windows 8 específicas para estes dispositivos móveis que utilizam processadores e arquiteturas de hardwares diferentes das dos PCs.
  • Windows 8.1: Lançado em 17 de outubro de 2013. A sua versão mobile (Windows Phone 8.1) está disponível para smartphones Nokia (adquirida pela Microsoft), Samsung e HTC, entre outras. Conserva a mesma interface do Windows 8, porém, há mais opções de personalização, podendo inclusive trazer o velho botão “Iniciar” para a barra de tarefas da área de trabalho.
  • Windows 10: Lançado em 30 de setembro de 2014 para teste e em 29 de Julho de 2015 oficialmente. Esta versão do Windows foca na tentativa de unir o mundo dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks, etc) com dos computadores Desktops, permitindo que o mesmo Sistema Operacional rode em tais equipamentos. Além disso, o Windows 10 traz diversos novos recursos e inovações que superam a versão anterior. Algumas funcionalidades foram removidas e outras substituídas, como a calculadora. O Windows 10 é a versão atualmente em uso e ainda está sob a análise de seus usuários.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados