Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula
Esse é o esquema mais simples de gerenciamento de memória: consiste, basicamente, em dividir a memória em dois compartimentos, um para ser usado pelo sistema operacional e o outro para o programa que deverá ser executado.
Durante o processo de inicialização do sistema, que ocorre sempre que o botão liga/desliga do computador for pressionado, o código do SO, que se encontra no disco rígido é carregado para a memória, ocupando o compartimento reservado (conforme indicado no lado esquerdo da Figura 2).
Assim, a cada nova solicitação de execução de um novo programa, o sistema operacional carrega-o na memória e, caso já tenha um processo presente, esse será sobrescrito. Observe na Figura 2 um exemplo em que o processo 1 (P1), que estava em execução, sai da memória dando o espaço para o processo 2 (P2) ser carregado na memória e, posteriormente, executado.
Para atender a necessidade da multiprogramação (uso simultâneo da CPU) e para permitir a execução de mais de um programa por vez, foram desenvolvidos novos esquemas de gerenciamento.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados