Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 11 - Gerenciamento de Memória

Lei de Parkinson e a evolução da memória

De acordo com a Lei de Parkinson, "o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído". Essa lei foi publicada, pela primeira vez, pelo professor e administrador inglês Cyril Northcote Parkinson, em um artigo publicado pela revista The Economist, em 1955.

O que o administrador Parkinson queria dizer para nós é que, frequentemente, procuramos aproveitar ao máximo o tempo que dispomos para executar um trabalho, e, mesmo recebendo prazos maiores, acabamos colocando o ponto final no trabalho perto do fim, seja porque adicionamos novas tarefas ou adiamos as que são essenciais.

Pense em todas as vezes que você acorda e se prepara para ir à escola. Mesmo que, quase sempre, você saia de casa em cima da hora, há dias em que você acorda depois do seu horário habitual e mesmo assim você toma seu banho, se veste e toma o seu café da manhã para, então, sair de casa, e, por incrível que pareça, na hora certa.

Essa tendência pode ser aplicada também à computação: "Os dados se expandem para preencher o espaço disponível para armazenamento", ou seja, quanto maiores forem as memórias, mais novos programas serão criados e necessitarão, assim, de mais memória ainda.

No Quadro 1, temos exemplos de diferentes modelos de memória RAM, existentes em diferentes épocas, em que cada nova geração corresponde a um grande salto tanto na capacidade de armazenamento como na velocidade de transmissão de dados.

Quadro 1 - Diferentes tipos de RAM com suas respectivas capacidades.

Compreender melhor a relação da memória com o sistema operacional e demais hardwares do computador é entender o papel da memória desde que ela é ligada até o momento em que nossos programas são colocados nela para serem executados. Para isso, vamos descrever cada passo que ocorre desde o momento em que ligamos o computador.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados