Cursos / Automação Industrial / Arquitetura de Computadores / Aula
As placas-mãe podem ser divididas em alguns tipos. O tipo AT, não mais utilizado atualmente, foi bastante usado por volta dos anos 1980 e 1990. Mas, devido ao pouco espaço interno que a placa possui, dificultando a circulação do ar, o padrão foi substituído por um novo formato. O novo tipo desenvolvido é o ATX, que é um aperfeiçoamento do tipo AT, solucionando os problemas encontrados anteriormente. O ATX apresenta um maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada para todos os elementos. A principal diferença entre esses tipos é o conector de alimentação da fonte da placa. No AT, esse conector é composto por dois plugs semelhantes, cada um com seis pinos. Já no ATX existe apenas um conector com 24 pinos.
Ainda existem outros tipos de placa-mãe, como BTX, LPX e ITX. O tipo BTX foi desenvolvido para melhorar a ventilação interna da placa. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado. O tipo LPX não possui os slots de expansão, que são utilizados para conectar novas placas, como por exemplo, placa de som e de vídeo. Por fim, o tipo ITX é utilizado para computadores compactos. Nesta aula, iremos apenas nos aprofundar nos componentes presentes na placa ATX.
Na Figura 2, podemos observar onde os principais componentes de um computador são conectados. Cada número representa um elemento.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados