Cursos / Jogos Digitais / Programação Orientada a Objetos / Aula
Na Programação Estruturada, um programa é construído por meio de funções e procedimentos e na Programação OO, a forma de pensar (o paradigma) é diferente. Um programa é visto como um conjunto de objetos que se comunicam através de mensagens.
Na Programação OO, a forma de pensar (o paradigma) é diferente. Um programa é visto como um conjunto de objetos que se comunicam através de mensagens. Cada objeto mantém dados internos, chamados de atributos. Dessa forma, um sistema (programa de computador) desenvolvido usando a POO, possui objetos que colaboram entre si, executando tarefas específicas em busca de um objetivo comum.
A Programação Orientada a Objetos está sedimentada sobre quatro pilares derivados do princípio da abstração, são eles: Encapsulamento, Herança, Composição e Polimorfismo.
O Princípio da Abstração é a nossa capacidade de abstrair a complexidade de um sistema e se concentrar em partes desse sistema, que é o tema central de nosso estudo ou foco em um dado momento.
Por exemplo: quando um médico torna-se um especialista em algum órgão do nosso corpo (por exemplo, o coração), ele abstrai sem desconsiderar as influências dos outros órgãos e volta sua atenção para esse órgão. Outro exemplo: quando um engenheiro civil projeta um edifício, ele abstrai a complexidade como um todo e planeja seu projeto em partes: sistema elétrico, hidráulico, estrutural etc.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados