Cursos / Jogos Digitais / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Bem-vindo(a) à aula que demarca a metade desta disciplina!
Como você está indo com o curso? Aprendendo bastante? Está conseguindo gerenciar bem seus afazeres com o material didático, as atividades virtuais e os encontros presenciais? Lembre-se: em Educação a Distância (EaD) sua autonomia é fundamental! Procure sempre ir além do material didático, estude e troque ideias com seus colegas. Tais ações favorecem não só sua formação, mas o produto dela: um profissional de Tecnologia da Informação (TI) de qualidade!
O que você vai estudar nesta sétima aula tem muito a ver com esse preâmbulo. Você irá explorar algumas ferramentas da internet a serem utilizadas para otimizar sua produtividade, seja como estudante de um curso técnico semipresencial ou como futuro profissional de TI.
Apresentarei a você alguns serviços on-line, baseados na Web 2.0, que oportunizam a aprendizagem entre pares por meio da socialização, troca de ideias e trabalhos colaborativos. Provavelmente, a priori, você já conhece alguns deles, como os serviços de webconferência e redes sociais. Entretanto, talvez você ainda não tenha pensado em utilizá-los como ferramentas aliadas à vida profissional ou acadêmica, além de entretenimento.
Inicio esta aula abordando o conceito de colaboração, uma categoria central dessas ferramentas. Você perceberá como ela, inclusive, está presente na área de TI a partir de projetos exitosos, como o GNU/Linux. Em seguida, explorará ferramentas on-line para conferência de vídeo com outras pessoas, estudará sobre o uso de redes sociais como meio de ampliar suas fontes de informação e consulta, conhecendo exemplos criados especificamente para a colaboração entre profissionais da área de TI. Por fim, você identificará todos esses tópicos estudados presentes em empresas como a Google e seus reflexos nos serviços oferecidos.
Então, preparado(a)? Vamos começar!
Descrever o conceito de colaboração e citar exemplos ligados à TI;
Listar ferramentas de webconferência e indicar algumas de suas funcionalidades;
Identificar redes sociais específicas para a área de TI e reconhecer possíveis contribuições para a prática profissional;
Reconhecer aspectos da colaboração que otimizam a produtividade em empresas e serviços de TI, como a Google.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados