Cursos / Jogos Digitais / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

O ensino por correspondência

Essa fase se caracteriza pelo envio do material didático ao aluno via correio. Da mesma forma, em alguns casos, o aluno enviava de volta as atividades para correção e verificação do que foi aprendido. Você pode imaginar que se tratava de um processo bastante lento, mas era essa a alternativa tecnológica viável da época. Aliás, ainda hoje existem cursos que garantem a entrega de material didático impresso por correspondência.

As primeiras experiências de EaD datadas no Brasil são do final do século XIX, com a oferta de cursos de datilografia por correspondência publicados em jornais de circulação da época (ALVES, 2009). Contudo, são considerados marcos históricos da EaD no país a criação e oferta de cursos profissionalizantes do Instituto Rádio Técnico Monitor (hoje apenas Instituto Monitor) e o Instituto Universal Brasileiro, na década de 1930 (COSTA, 2010). Ambas as instituições, ainda atuantes hoje, formavam técnicos em rádio e TV com o material enviado por correio.

Cartaz de divulgação em jornal de cursos do Instituto Monitor Correspondência com material didático impresso disponibilizado pelo Instituto Rádio Monitor

Saiba Mais

Apesar de ambos ainda estarem em atuação nos dias de hoje, passaram a adotar outras tecnologias para a oferta de seus cursos. Clique aqui e confira o site do Instituto Universal Brasileiro.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados