Cursos / Jogos Digitais / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 08 - Funções e procedimentos

2. Conceito de módulos

Os módulos de um programa podem representar coisas distintas. Para esse curso, os módulos serão rotinas (funções ou procedimentos), as quais são consideradas as essências da programação estruturada. Tais módulos servem para dividir um grande programa em diversas partes menores, conforme explicamos na apresentação desse curso. Para seguir as regras de uma boa prática de programação, sempre que possível, se faz necessária a divisão do código, a fim de que não sejam construídos códigos extensos e de difícil entendimento e manutenção.

A modularização permite que cada módulo do programa seja escrito, testado e revisado individualmente, sem alterar o funcionamento do programa como um todo. E essa é uma grande vantagem quando desenvolvemos sistemas grandes e complexos. Os programadores poderão desenvolver e testar os módulos separadamente, permitindo, inclusive, encontrar e solucionar erros sem que todos os módulos estejam completamente prontos.

A técnica da modularização também permite o trabalho em equipe, no qual vários desenvolvedores se dividem e cada um fica responsável por um módulo, ganhando-se, dessa forma, economia de tempo na construção dos programas.

Também é necessário compreendermos que a maioria das linguagens de programação disponibiliza um conjunto de módulos prontos aos programadores, úteis por reunirem de uma maneira organizada e concisa funções testadas de uso mais comum (como funções matemáticas, por exemplo). Esses módulos são as chamadas bibliotecas de funções e procedimentos. Você usou várias funções na aula de manipulação de Strings, certo?

A seguir, conheceremos os conceitos relacionados às funções e aos procedimentos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados