Cursos / Jogos Digitais / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 02 - Tipos de dados, constantes e variáveis

1. Tipos de dados

Durante esta seção, vamos aprender um dos principais conceitos da linguagem Java: o de tipo de dados. Tipos de dados basicamente agrupam um conjunto de possíveis valores e são utilizados, por exemplo, para declarar o tipo de uma variável, ou seja, os possíveis valores que a variável pode assumir. Usamos bastante no dia a dia alguns tipos de dados, como o tipo Inteiro, que representa o conjunto dos números inteiros, e o tipo Real, que representa o conjunto de números com componentes decimais, como no caso dos números $10,1$ e $1.127,898$. Na computação, a notação utilizada na verdade não usa separador de milhar e o separador decimal é o ponto e não a vírgula, sendo esses números representados como $10.1$ e $1127.898$, ok?

Conforme já mencionamos, os programas de computador geralmente precisam manipular dados, armazená-los e modificá-los. Para entender isso, comecemos estudando os tipos de dados que são utilizados na linguagem Java.

A linguagem Java possui vários tipos de dados pré-definidos, mas comumente chamados de tipos primitivos, como: inteiro (int e long), real (double e float), caractere (char), boolean e void, entre outros.

Em Inglês, void quer dizer vazio e é isso mesmo que o void representa, um conjunto vazio de possíveis valores.

Esse tipo serve para indicar, por exemplo, que uma determinada função que definimos em nosso programa não retorna nenhum valor.

Vejamos sobre esses tipos de dados em mais detalhes. Existem vários tipos numéricos relacionados aos números inteiros: byte, short, int e long. O que muda entre esses tipos é basicamente o espaço necessário na memória para armazenamento dos números representados pelos mesmos. Uma variável do tipo byte requer apenas 1 byte de espaço de memória, pois o tipo byte representa os números inteiros de -128 a 127. Lembre-se de que 1 byte possui 8 bits, os quais podem ser utilizados para representar 28 (256) valores distintos. São eles os números negativos de -1 a -128, o 0 (zero) e os números de 1 a 127.

Os outros tipos usam uma maior quantidade de bytes da memória para representar seus números. O tipo short requer 2 bytes, representando valores entre - 32.768 e 32.767. Já o tipo int requer 4 bytes na memória, representando valores entre -2.147.483.648 e 2.147.483.647. Esse é o tipo inteiro mais utilizado na prática. Para representar números maiores, temos o tipo long, que usa 8 bytes para representar números entre -9.223.372.036.854.775.808 e 9.223.372.036.854.775.807. Números bastante grandes, não são?

O tipo char representa um caractere alfa numérico (a, b, c, ..., A, B, C, ..., 0, 1, 2, ..., 9, &,*,@, etc.), requerendo 2 bytes de espaço em memória. Valores do tipo char são digitados no código fonte do programa entre aspas simples, como os caracteres 'a' e 'b'.

Já o tipo float representa números com precisão decimal, usando 4 bytes para isso. Existe também o tipo double, o qual consegue representar números decimais com precisão maior que o float, utilizando 8 bytes de espaço em memória. O tipo boolean, por sua vez, representa os valores lógicos verdadeiro (true) e falso (false). Por fim, o tipo void, que já foi explicado anteriormente, não armazena dados, serve apenas para definir funções que não retornam valores.

Um tipo não primitivo bastante comum de se usar em Java é o tipo String, o qual representa um texto, e ocupa a quantidade de caracteres do texto * 2 bytes, onde esses dois bytes representa o espaço em memória para armazenar um caractere. Valores do tipo String são digitados no código fonte do programa entre aspas duplas, como nos textos "seja bem-vindo!" e "até breve!".

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados